Folha de S. Paulo


Bolsas chinesas sobem lideradas por ações imobiliárias e ignoram Moody`s

Associated Press
Bolsas chinesas sobem apesar de Moody's cortar perspectiva para o país
Bolsas chinesas sobem apesar de Moody's cortar perspectiva para o país

As Bolsas chinesas tiveram sua melhor sessão em quatro meses, saltando mais de 4% nesta quarta-feira (2), com os investidores atrás de ações imobiliárias e de matérias-primas, encorajados por sinais de recuperação do mercado imobiliário. O mercado desconsiderou a decisão da agência de classificação de risco Moody's de cortar a perspectiva da nota da China de "estável" para "negativa".

Em sua decisão, a Moody's citou as incertezas sobre a capacidade das autoridades de implementar reformas, a alta da dívida e a queda das reservas do governo.

"Sem reformas confiáveis e eficientes, o crescimento do PIB da China vai desacelerar de forma acentuada uma vez que o alto peso da dívida afeta o investimento empresarial e a demografia se torna cada vez mais desfavorável. A dívida do governo vai aumentar com mais força do que atualmente esperamos", disse a Moody's.

O mercado ainda espera por pistas da política econômica na reunião anual do Legislativo chinês que começa no dia 5 de março.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 4,12%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 4,24%.

No restante do continente as ações também tiveram fortes altas, com os ganhos do petróleo e uma série de dados econômicos positivos de Austrália e Estados Unidos, que acalmaram temores de uma desaceleração da economia global.

O índice Nikkei do Japão saltou 4,11%, enquanto as ações em Hong Kong subiram 3,07%.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, teve alta de 2,44%, para a máxima desde 7 de janeiro.

FECHAMENTO

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 4,11%, para 16.746 pontos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 3,07%, para 20.003 pontos.

Em Xangai, o índice SSEC ganhou 4,24%, para 2.849 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 4,12%, para 3.051 pontos.

Em Seul, o índice Kospi teve valorização de 1,60%, para 1.947 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,69%, para 8.544 pontos.

Em Cingapura, o índice Straits Times valorizou-se 1,66%, para 2.726 pontos.

Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 2,01%, para 5.021 pontos.


Endereço da página: