Folha de S. Paulo


Cidade de Goiás é a primeira a ter apenas sinal digital no Brasil

Jorge Araújo - 21.jul.2011/Folhapress
SANTA RITA DO SAPUCAÍ, MG, BRASIL, 21-07-2011: Funcionário da Linear inspeciona transmissor de TV digital, sistema que foi desenvolvido na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica (MG). (Foto: Jorge Araújo/Folhapress)
Funcionário inspeciona transmissor de TV digital na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG)

Mesmo sem alcançar os índices necessários de acesso à TV digital, o cronograma para o desligamento do sinal analógico de televisão continua a ser cumprido pelo governo.

A partir desta terça-feira (1º), todas as emissoras que operam na cidade de Rio Verde (GO) passarão a transmitir apenas o sinal digital, informou o Ministério das Comunicações.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo grupo que coordena o programa, apenas 86% da população da cidade está com acesso ao sinal digital. O índice acordado entre governo e emissoras para efetuar o desligamento é de 93%.

São cinco emissoras que desligarão o sinal analógico: Globo, Record, Bandeirantes, SBT e TV Cultura. No último dia 15, outras três já tinham mudado a transmissão para o digital: Canção Nova, Record News e Rede Vida.

Rio Verde é a cidade piloto do programa de transição do sinal analógico para o digital, chamado de Sistema Brasileiro de TV Digital. O plano do governo é que até o final de 2018, todas as emissoras do país trabalhem exclusivamente com o sinal digital.

A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será Brasília (DF), em outubro.

O plano sofre com atrasos e por duas vezes, desde o final do ano passado, o governo postergou o cronograma de desligamento para as maiores capitais do país. Apenas algumas no Nordeste tiveram o calendário antecipado.

O principal entrave ao cumprimento desse cronograma é a distribuição de conversores que captam o sinal digital.

As emissoras reclamam que, caso o governo decida desligar o sinal analógico sem o percentual mínimo de 93% de acesso da população ao digital, há uma perda significativa de audiência acarretando a uma possível queda de receitas.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as emissoras concordaram em desligar o sinal analógico, apesar do índice estar 7 pontos percentuais abaixo do combinado. 

"Houve um consenso de que o projeto atingiu um nível suficiente. A credibilidade do programa ficaria em risco caso fosse atrasado o desligamento", afirma Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel.

O índice ficou abaixo das estimativas feitas pela agência. A Anatel esperava que em 15 de fevereiro, quando o desligamento do sinal em Rio Verde começou a ser efetuado, cerca de 87% da população já tivesse acesso à TV digital.

Veja o novo cronograma - Governo atrasa calendário de desligamento do sinal de TV analógico


Endereço da página:

Links no texto: