Folha de S. Paulo


Alvo da Zelotes, Gerdau é um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo

Jamie Squire - 25.set.2000/Getty Images
SYDNEY - SEPTEMBER 25: Andre Bier Johannpeter of Brazil on Calei Joter competes in individual qualifyer show jumping at the Sydney International Equestrian Center during the Sydney Olympic Games in Sydney, Australia on September 25, 2000. (Photo by Jamie Squire /Getty Images) ****FOTO COM CUSTO**** ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
André Gerdau em prova de hipismo da Olimpíada de Sydney

Com um faturamento de aproximadamente R$ 40 bilhões, a Gerdau é um dos maiores conglomerados siderúrgicos do mundo e uma das grandes multinacionais brasileiras. Atualmente é comandada por André Gerdau Johannpeter, filho de Jorge Gerdau Johannpeter.

Jorge, presidente do conselho consultivo do grupo Gerdau, é um dos principais interlocutores entre o empresariado e a presidente Dilma Rousseff.

Jorge Gerdau faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado "Conselhão", desde a sua criação, no primeiro mandato do presidente Lula. Desde então, a sua proximidade com o Palácio do Planalto só aumentou, gerando inclusive rumores sobre a possibilidade de que Gerdau pudesse assumir alguma posição no governo do PT.

Em 2006, por exemplo, quando se afastou do dia-a-dia da empresa para assumir a presidência do conselho de administração, chegou-se a cogitar que a sua decisão estaria ligada a um convite para assumir algum ministério no governo Lula, mas isso não se confirmou.

Sabe-se, no entanto, da influência de Gerdau no Planalto é grande –pelo menos no primeiro mandato de Dilma, ela era evidente. A presidente recorria ao empresário para pedir conselhos não só na formulação de políticas industriais, mas também em outras áreas.

No primeiro mandato de Dilma, Jorge Gerdau foi convidado pessoalmente pela presidente para comandar a Câmara de Gestão e Competitividade do governo.

Desde o fim do primeiro mandato da presidente, porém, Gerdau tem disparado críticas ao excesso de ministérios, à carga tributária, à falta de infraestrutura e à insistência do governo em apostar no Mercosul em sua estratégia de política comercial externa. Neste ano, chegou-se a cogitar a sua ausência na reformulação do conselhão, mas seu nome permaneceu.

MEDALHISTA

Já André Gerdau, um dos cinco filhos de Jorge Gerdau, é mais reservado e está mais dedicado aos negócios da família. Assumiu a presidência da Gerdau em janeiro de 2007 e comandou importantes mudanças no grupo, como a diversificação dos negócios.

Em 2009, a siderúrgica decidiu também produzir minério de ferro, matéria-prima usada na fabricação de aço, e em 2013 expandiu o portfólio para a produção de aços planos, usado principalmente na construção civil.

Passou por diversas áreas da empresa e comandou negócios do grupo fora do Brasil antes de ser escolhido presidente. Enquanto Jorge manteve a função institucional no grupo, ocupando a presidência do conselho consultivo, André se concentrou na gestão. Rígido com custos, comandou um processo de diversificação dos negócios.

Avesso a aparições em público e a ostentações, André teve os seus momentos de fama como medalhista olímpico de hipismo, paixão que herdou do pai. Gerdau levou o bronze na disputa por equipes nas Olimpíadas de 1996 e 2000.

A gestão de seu pai, que assumiu a presidência em 1983, foi marcada pelo processo de internacionalização da companhia, com o início da produção de aço nos Estados Unidos, Argentina, Colômbia e Peru, entre outros.

A Gerdau foi fundada em 1901, como uma fábrica de pregos, por Jorge Gerdau, bisavô de Jorge Gerdau Johanpetter, em Porto Alegre. Hoje, a empresa está presente em mais de 14 países e tem ações listadas nas Bolsas de Nova York e Madri, além de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: