Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: onde aplico R$ 10 mil para ganhar da poupança?

A pergunta foi enviada pelo leitor J.P.B., de eCampanha (MG).

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER - Desde 2014, os resgates têm sido superiores às aplicações da poupança. Entre as explicações para esse movimento de saída está sua decepcionante rentabilidade, que não é suficiente para cobrir a inflação oficial medida pelo IPCA.

São várias as alternativas para ganhar da poupança com menor ou igual risco.

Uma das maiores vantagens da poupança é a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mas ela é compartilhada com aplicações como CDB, LCA, LCI e LC. Mesmo as aplicações como CDB e LC, que não são isentas de IR, ganham da poupança quando sua rentabilidade é superior a 80% do CDI. Aplicações como CDB e LC também têm a vantagem de, muitas vezes, contar com liquidez diária -o investidor resgatar a qualquer momento. Na poupança, se o investidor resgata antes do aniversário, perde o rendimento do mês.

LCI e LCA têm as mesmas vantagens da poupança e ainda produzem um retorno superior a ela se a rentabilidade for superior a 70% do CDI.

Um investimento com garantia maior que a poupança e com melhor rentabilidade seria o título público federal Tesouro Selic. Esse título pode ser adquirido a partir de R$ 80 na plataforma do Tesouro Direto.

Para investimentos de maior prazo, a rentabilidade pode ser superior com o título público federal Tesouro IPCA.


Endereço da página: