Folha de S. Paulo


Azul deixa de operar no aeroporto da Pampulha, em BH, a partir de abril

A Azul deixará de operar no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a partir do dia 4 de abril, anunciou a companhia nesta quarta-feira (17). Em nota, a empresa atribuiu o fim das atividades ao "cenário econômico desafiador observado atualmente no Brasil".

Hoje, a Azul conta com quatro voos diários na Pampulha, para Campinas e Rio de Janeiro. A Infraero informou que a empresa tem autorização para realizar 12 pousos e decolagens diários durante a semana, além de dois voos aos sábados e quatro aos domingos.

Nesta terça (16), a aérea tinha informado que deixará de operar em Rio Branco (AC), onde oferta um voo diário com destino a Porto Velho, pelo mesmo motivo. Em janeiro, a companhia anunciou um corte de 7% em voos domésticos no Brasil a partir de abril.

Apesar de a Azul operar mais da metade (60%) de todos os voos regulares no aeroporto da Pampulha, a saída da companhia não terá grande impacto no local, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), já que a maioria das operações realizadas no aeroporto são de voos não regulares, como fretados, executivos e táxis aéreos.

Em 2015, dos 50.802 pousos e decolagens registrados no aeroporto, apenas 8.039 foram de voos regulares, segundo a Infraero.

A Infraero diz que, apesar de a pista ter capacidade para pouso e decolagem de aviões maiores, o local só está autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a receber aeronaves de médio porte que realizam rotas domésticas, com capacidade para cerca de 70 passageiros.

Por meio de sua assessoria, a Azul afirmou que continuará avaliando a demanda do mercado e que tem interesse em retomar as operações caso seja viável financeiramente.

As outras companhias aéreas que operam voos regulares no aeroporto da Pampulha são a Passaredo e a FlyWays, que iniciou as operações no último 28 de dezembro.

Passageiros que já compraram passagens para viagens após 4 de abril serão reacomodados em outros voos da companhia no aeroporto internacional de Belo Horizonte (Confins) ou ressarcidos.

A Azul afirma ainda que os colaboradores que atuam na Pampulha terão a opção de ser realocados em outras cidades nas quais a empresa atue. As operações de manutenção no hangar localizado no aeroporto da Pampulha continuarão normalmente, acrescentou a aérea.

Em 2015, a Azul deixou de atender as cidades de Araguaína (TO), Eurinepé e São Gabriel da Cachoeira (AM) e Macaé (RJ), e inaugurou operações em Divinópolis (MG) e Uruguaiana (RS).

Ao mesmo tempo, anunciou um aumento no número de rotas saindo do Recife. A oferta atual, de 24 voos diários para 12 cidades, nos próximos meses passará a ser de 32 voos para 24 cidades.

Em relação às rotas internacionais, a aérea deixará de operar entre o aeroporto de Confins (próximo a Belo Horizonte) e Orlando (EUA) a partir de março. Por outro lado, a empresa incluiu voos para Lisboa, em Portugal, e Caiena, na Guiana Francesa.


Endereço da página:

Links no texto: