Folha de S. Paulo


Gol não consegue repatriar receitas e interrompe rota venezuelana

Leonardo Wen/Folhapress
ORG XMIT: 274901_1.tif Desastre Aéreo do Airbus-A320 da TAM: avião da Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, SP, que passou a receber ranhuras após acidente com o Airbus-A320 que matou 199 pessoas em 17 de julho de 2007. (São Paulo, SP, 27.07.2007. Foto de Leonardo Wen/Folhapress)
Avião da companhia aérea Gol pousa na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Após meses de infrutíferas negociações com o governo chavista para tentar repatriar R$ 351 milhões bloqueados na Venezuela, a Gol decidiu interromper a rota entre São Paulo e Caracas, que opera desde 2007.

A informação foi confirmada à Folha pela empresa. Como a medida já entrou em vigor, o voo que sairia de Guarulhos nesta terça-feira (9) não será realizado.

Passageiros afetados pela medida estão sendo reacomodados em outras companhias.

A Gol já havia reduzido a frequência de 28 para 2 voos semanais desde 2014.

Mas o impasse na Venezuela, somado à grave recessão no Brasil, levou a empresa a engrossar a lista de empresas aéreas, como Air Canada e Alitalia, que encerraram operações na Venezuela pelas mesmas razões.

O problema decorre do complexo sistema de câmbio em vigor no país, onde o governo socialista maneja várias taxas de conversão.

Empresas aéreas são obrigadas a vender passagens em bolívar, moeda venezuelana. Parte do dinheiro arrecadado é usado para gastos locais, como salário de funcionários, pagamentos de taxas e de querosene.

O excedente, porém, precisa ser transformado em dólar para ser repatriado ao país de origem das companhias aéreas.

TAXAS

Em 2012, as empresas podiam repatriar o dinheiro a uma taxa preferencial de 4,3 bolívares por US$ 1. Em 2013, o índice de conversão passou para 6,3 bolívares/US$ 1, o que significou, na prática, uma desvalorização dos ativos das empresas aéreas no país.

A viabilidade comercial das operações ficou ainda mais comprometida em 2015, quando o governo impôs conversão a 12 bolívares/US$ 1.

Em reiteradas reuniões com autoridades venezuelanas, a Gol buscou solução para repatriar o valor acumulado numa taxa mais favorável, mas nem sequer a intermediação da Embaixada do Brasil e o apoio da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) foi suficiente.

A dívida total das companhias supera US$ 3,9 bilhões, segundo a Iata.

A Gol poderá usar seu capital retido na Venezuela para comprar imóveis ou algum outro patrimônio para preservar os ativos no país.

A TAM, que já havia reduzido a frequência para um voo semanal e tem R$ 161 milhões bloqueados no país, se recusou a dizer se manterá a rota.


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