Folha de S. Paulo


Petrobras venderá terminal de gás em pacote com térmicas

No esforço para viabilizar seu programa de desinvestimentos, a Petrobras decidiu incluir terminais de importação de gás natural na lista de ativos à venda. Eles serão oferecidos em pacotes que incluem usinas termelétricas.

A Folha apurou que o primeiro pacote, com o terminal da baía de Guanabara e as usinas Governador Leonel Brizola, Barbosa Lima Sobrinho e Baixada Fluminense, já foi oferecido ao mercado.

As três usinas ficam no Rio. Juntas, têm potência de 1.900 megawatts (MW). O terminal tem capacidade para importar 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O segundo pacote terá o terminal de gás do Ceará e as usinas Termoceará e a Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira. O terminal tem capacidade para importar 7 milhões de metros cúbicos por dia, e as térmicas, potência de 543 MW.

Um terceiro pacote incluirá térmicas na Bahia, onde também há terminal de importação de gás natural.

A estratégia de incluir os terminais resolve um entrave que dificultava a venda das térmicas: as usinas têm contrato de suprimento de gás com a Petrobras, em termos desfavoráveis para a estatal.

O novo modelo permite que o comprador das térmicas importe o combustível por conta própria. Na prática, a Petrobras se desfaz do negócio como um todo, desde o suprimento do combustível até a venda da energia.

A inclusão de mais de uma usina por pacote garante ao comprador maior demanda para a importação de gás.

O terminal da baía de Guanabara foi inaugurado em 2009, após investimentos de R$ 820 milhões (R$ 1,2 bilhão, em valores atuais), com o objetivo de garantir gás para geração de energia no país.

O combustível é importado sob a forma de gás natural liquefeito (resfriado a -163°C até atingir o estado líquido) e depois é regaseificado nos terminais.

A Petrobras avaliou, em 2015, a possibilidade de alugar espaço nessas instalações. Segundo pessoas ligadas à estatal, porém, a venda das unidades reduz o risco para interessados em adquirir as térmicas. De acordo com elas, o modelo atual pode atrair o interesse de empresas integradas de energia ou consórcios formados por produtores de gás e companhias de eletricidade.

GASODUTOS

A Petrobras avançou também no processo de venda da malha de gasodutos. A Nova Transportadora do Sudeste (NTS), que inclui os dutos das regiões Sul e Sudeste, já foi oferecida ao mercado.

A estatal pretende vender 81% da subsidiária.

A área de gás natural é a mais afetada pelo plano de desinvestimentos da Petrobras, que visa levantar dinheiro para pagar dívidas.

Em 2015, a Petrobras vendeu 49% da Gaspetro, empresa que tem participação em 19 distribuidoras de gás canalizado no país.


Endereço da página:

Links no texto: