Folha de S. Paulo


'Playboy' dos EUA inicia era sem nu total e com inspiração no Snapchat

Após 62 anos exibindo mulheres peladas, a revista "Playboy" dos EUA divulgou nesta quinta-feira (4) a capa de sua primeira edição sem nu, uma aposta para dar uma nova cara à publicação.

A capa mostra a modelo Sarah McDaniel no que pretende ser uma "selfie" inspirada no aplicativo Snapchat, muito popular entre adolescentes.

Segundo a revista, esse tipo de imagem procura oferecer uma experiência mais íntima ao leitor.

Theo Wenner/Reuters
Modelo Sarah McDaniel é a primeira capa da nova
Modelo Sarah McDaniel é a primeira capa da nova "Playboy"

"A ideia era me olhar a partir da perspectiva de um namorado", explica ao site da "Playboy" a própria Sarah, sensação na internet e conhecida especialmente por ter um olho de cada cor.

A nova "Playboy" não tem nus totais, mas segue apostando no corpo feminino como um de seus elementos centrais, embora com uma estética muito diferente.

Antes, a publicação tinha fotografias explícitas e muitos retoques. Agora, predomina o estilo mais natural e improvisado que nos últimos anos popularizou fotógrafos como Terry Richardson.

Nas páginas centrais, a primeira "playmate" que não aparecerá nua na história da revista será Dree Hemingway, neta o escritor Ernest Hemingway.

A "Playboy" anunciou em outubro o fim dos nus em sua edição americana, uma mudança de rumo provocada pela facilidade de encontrar esse tipo de conteúdo na internet.

Sem nus totais, a revista deve dispor de espaços mais centrais nos quiosques e será vendida em 1.200 novos pontos nos Estados Unidos.

Em sua aposta para atrair um público mais jovem, a "Playboy" desprezou algumas de suas seções mais clássicas, optando por novos conteúdos e novas assinaturas, entre elas, a do ator James Franco, que publicará todos os meses uma entrevista com um personagem conhecido.

"Estamos muito orgulhosos do resultado final e acreditamos que todo o mundo desfrutará da nova Playboy", disse em comunicado o executivo-chefe do grupo que edita a revista, Scott Flanders.

NO BRASIL

Aqui, a nova "Playboy" anunciou nesta quinta-feira que a atriz Luana Piovani, 39, será fotografada para o ensaio de capa da primeira edição da revista, que chega às bancas em abril.

A "Playboy" passará a ser publicada pela empresa PBB Entertainment. Até dezembro, a marca pertencia à editora Abril.

A PBB publicou comunicado sobre o "reposicionamento dos valores editoriais da marca" em que afirma que, "na nova 'Playboy', a mulher não será objeto de nudez, ela terá voz na revista e suas histórias de vida serão valorizadas. A nudez irá sempre existir, o que muda é o tom e o olhar sobre essa estrela".


Endereço da página:

Links no texto: