Quando chegou à Índia, no começo de janeiro, o serviço de vídeo sob demanda Netflix tinha um grande inimigo: programas.
Um dos principais concorrentes eram os serviços similares que já existiam no país.
O Dish Flix, um dos principais antagonistas indianos da rede mundial, se prepara agora para fazer o caminho inverso, e entrar num país cujo mercado o Netflix já abocanhou: o Brasil.
Lançado em meados de 2015 pela empresa Zee TV, que tem mais de 17 milhões de assinantes, o Dish Flix já encomendou a agências de publicidade e de branding estratégias para sua entrada no mercado brasileiro.
A Folha apurou que as reuniões foram feitas no Rio de Janeiro nos últimos quatro meses de 2015. Agências de "branding" foram convocadas para propor estudos de marca que funcionassem para o mercado nacional -executivos aventaram inclusive mudar o nome fantasia do produto em sua versão brasileira.
Já as firmas de publicidade foram convidadas a pensar em maneiras eficientes de comunicar ao público o novo serviço, que planeja ser mais barato que o concorrente americano.
Pelos planos da empresa, o modelo de negócio seria similar ao do país de origem.
Na Índia, a mensalidade da Dish Flix é de 100 rupias, ou R$ 6 -ainda que seja necessário comprar um aparelho de 5.990 rupias, ou R$ 360, para começar a usar o serviço.
CONCORRÊNCIA
O Netflix estreou no mercado indiano cobrando 500 rupias, cerca de R$ 30, por seu plano mais em conta. O Netflix tem hoje, no mundo todo, 65 milhões de assinantes.
Ao contrário do Netflix, não é preciso ter acesso à internet para ser assinante do Dish Flix, cujo conteúdo é transmitido para o aparelho doméstico por satélite.
A tecnologia faz com que o número de programas oferecidos pela empresa indiana seja menor: são dezenas de séries e filmes disponíveis, que se renovam mensalmente, contra milhares da contrapartida americana.
O catálogo da Dish Flix compreende centenas de filmes e séries –50 produtos são oferecidos ao assinante por mês, e no mês seguinte 20 opções são apagadas para 20 novas seres disponibilizadas.
Mais de 60% delas são produções de Bollywood, o complexo de estúdios indianos, mas séries multinacionais americanas começam a encontrar seu mercado.
Tome-se como exemplo "House of Cards", o seriado de tramoias políticas que elevou as produções da Netflix ao patamar de ganhar prêmios televisivos, só pode ser visto na Índia pelos assinantes da Zee TV. A empresa indiana comprou os direitos de exibição antes do gigante americano decidir entrar no país.
A Zee TV não respondeu a pedidos de entrevista feitos por e-mail e telefone.
DISH TV - 2015
Faturamento: 28,336 bilhões de rupias (R$ 1,3 bihão)
Ebitda: 7,9 bilhões de rupias (R$ 465 milhões)
Principais concorrentes: Na Índia: 3rd Rock; 52 Weeks; Asatha; ACE Edutrend; Adlabs; Asian Films
Fonte: Relatório anual do ano fiscal de 2014/2015