Folha de S. Paulo


Gerdau, Sumitomo e JSW formam joint venture para atender indústria eólica

A Gerdau anunciou nesta quarta-feira (27) a intenção de formar uma joint venture com as japonesas Sumitomo Corporation e The Japan Steel Works (JSW) para atender a expansão da indústria eólica no Brasil.

A fábrica deverá ser em Pindamonhangaba (SP) e fornecerá peças para torres de geração de energia eólica a partir de 2017,diz o comunicado da siderúrgica brasileira.

A nova joint venture envolverá R$ 280 milhões em investimentos para a aquisição de novos equipamentos de produção. A Gerdau deverá aportar ativos para produção de cilindros, sem previsão de desembolso de caixa.

Energia
Geração renovável representa 17% da matriz

A participação da Gerdau na sociedade deverá ser superior a 50%, acrescenta a siderúrgica, na nota. A participação dos demais sócios será definida no momento do fechamento da operação.

O empreendimento ficará dentro da usina da Gerdau em Pindamonhangaba, a qual fornecerá os aços especiais para a produção das peças para as torres de geração de energia eólica - eixo principal, rolamentos da pá e rolamento da torre. Serão gerados 100 novos postos de trabalho diretos.

"Além de equipamentos para a indústria eólica, a nova empresa também produzirá cilindros para a indústria do aço e do alumínio, produtos que já vêm sendo produzidos pela Gerdau e comercializados para mais de 30 países", afirma a siderúrgica. A capacidade total de peças para indústria eólica e cilindros deverá alcançar 50 mil toneladas por ano.

O fechamento da operação e a formalização da joint venture dependerão da análise e da aprovação das autoridades concorrenciais.


Endereço da página:

Links no texto: