Folha de S. Paulo


Novo erro no eSocial impossibilita pagamento; prazo acaba na quinta

Reprodução
Empregadores enfrentam problemas no eSocial pelo segundo dia consecutivo
Empregadores enfrentam problemas no eSocial pelo segundo dia consecutivo

Um novo erro no sistema eSocial nesta quarta-feira (6) impossibilita a emissão da guia de recolhimento de impostos referente ao salário dos empregados domésticos de dezembro de 2015.

A falha é consequência do problema que o site enfrentou na terça (5). Quem acessou a opção de 2016, que aparecia erroneamente na terça, se depara com o sistema travado nesta quarta (6).

Quando o empregador tenta gerar a guia referente ao mês de dezembro de 2015, uma mensagem de erro aparece. Nela, o sistema afirma que é necessário reabrir a folha de pagamento de janeiro/2016.

Não há, porém, essa possibilidade já que o ano de 2016 — que aparecia ontem — foi retirado do ar.

Procurada às 11h55 (horário de Brasília), a Receita Federal informou que o problema estava sendo corrigido, com previsão de implantação de uma nova versão ainda nesta quarta (6). Às 18h, informou que o problema havia sido resolvido e afetado "cerca de 3.400 contribuintes".

Segundo a Receita, até as 9h40 desta quarta (6), foram geradas 988.597 DAE relativas ao 13º salário de 2015 e 955.542 relativos à folha de pagamento de dezembro de 2015.

Velati
hora do cafe charge

O prazo para pagamento do DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) referente ao salário de dezembro e ao pagamento final do 13º salário do empregado doméstico acaba nesta quinta-feira (7).

Depois do fechamento, as guias devem ser impressas pelo eSocial. Elas só podem ser emitidas após se cadastrar e preencher uma série de dados no sistema do eSocial.

O site unifica o pagamento de encargos trabalhistas, como FGTS, imposto de renda e seguro contra acidentes no trabalho.

Se os benefícios não forem recolhidos no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.

3 MESES, 4 FALHAS

O sistema de pagamento do eSocial apresentou falhas desde o seu lançamento, em novembro: travava antes da geração da guia, o que levou o governo a adiar o prazo para recolhimento dos tributos.

O problema levou quatro dias para ser resolvido. Em seguida, guias passaram a ser geradas com valores errados, o que afetou algumas centenas de contribuintes.

A Receita não detalhou até hoje as causas dos problemas, seus custos nem as providências tomadas. Questionado pela Folha, o órgão respondeu que "os números mostram que a emissão de guias está dentro do esperado, as falhas pontuais já foram corrigidas e prejudicaram um percentual muito pequeno dos empregadores que usaram o sistema".


Endereço da página:

Links no texto: