Folha de S. Paulo


Charges ilustram momento econômico turbulento do Brasil em 2015

Apagão em 11 Estados, ajuste fiscal, desastre da Samarco, crise na Petrobras, crise grega, troca de ministros...

Esses são alguns dos temas que não deram trégua aos cartunistas Mandrade, Lederly, Velati, Alves, Alpino e Lézio Júnior.

Em 2015 eles abasteceram a sessão de charges Hora do Café, publicada diariamente na coluna Mercado Aberto.

Veja abaixo uma breve retrospectiva de 2015 por meio de alguns dos trabalhos publicados pelo grupo. Não faltou assunto.

*

Com os reservatórios em baixa, logo no primeiro mês do ano um apagão atingiu 11 Estados e o Distrito Federal, como resultado de um pico de consumo aliado à queima de um capacitor na linha de transmissão Norte-Sul, de Furnas.

A crise hídrica atingiu com força o país.

No Estado de São Paulo, os reservatórios chegaram a níveis preocupantes, motivando críticas ao governador Geraldo Alckmin, e ao governo federal.

Inseguras, empresas como Coca-Cola e Ambev direcionaram investimentos a outros Estados.

Durante todo o ano, a inflação pautou o noticiário. A taxa medida pelo IPCA era de 7,14% no acumulado de 12 meses terminados em 2015, e chegou a 10,48% em 12 meses terminados em novembro.

Lézio Júnior
Hora do café charge

Atingida pela Operação Lava Jato e pela baixa dos preços do petróleo, a Petrobras também não deixou a manchete.

Lederly
Hora do cafe charge

Também foi figura constante no noticiário o ministro da Fazenda Joaquim Levy, que chegou ao governo com o desafio de implementar ajustes na economia.

Sua fama como bom podador de gastos públicos, obtida em uma passagem anterior pelo governo, fez com que ganhasse o apelido de "Edward Mãos de Tesoura".

Sem conseguir implementar os ajustes na extensão em que desejava, Levy deixou o governo no final do ano.

Lézio Júnior
Hora do cafe Charge

A crise atingiu particularmente a indústria. Entre janeiro e outubro, apenas dois meses tiveram alta na produção, afirma o IBGE.

Em 12 meses terminados em outubro, a queda foi de 7,2%.

Lézio Júnior
hora do cafe charge

Por mais complicada que esteja, a situação brasileira não chega a ser tão grave quanto a da Grécia, que teve que implementar um doloroso programa de ajuste econômico como forma de conseguir a liberação de empréstimos de seus credores.

Grande parte da crítica contra o ajuste caiu sobre Angela Merkel, chanceler da Alemanha, um dos principais financiadores do país.

Lézio Júnior
hora do cafe charge

Com o setor elétrico em crise e reservatórios em baixa, o país foi obrigado a recorrer às termelétricas, um dos motivos pelos quais a conta de luz teve fortes altas em 2015.

O ajuste deve continuar em 2016. Segundo a consultoria Thymos Energia, a conta deve crescer em média 15% no país.

Alves
hora do cafe charge

Panelaços contra o governo marcaram 2015, aquecendo determinada atividade econômica, segundo o cartum de Lederly...

Lederly
hora do cafe charge

A ascensão do aplicativos de caronas pagas fizeram com que usuários refizessem suas contas. Uber, táxi, Zazcar, carro próprio, ônibus?

Lederly
hora do cafe charge

Com a arrecadação em queda, a ideia de ressuscitar a CPMF foi uma constante no noticiário.

Lederly
hora do cafe charge

A escalada do dólar não passou desapercebida do radar dos cartunistas.

Lézio Júnior
hora do cafe charge

Após oito anos de negociação, 12 países fecharam em 2015 o Tratado Transpacífico. O acordo comercial histórico abrange 40% da economia global.

De fora do tratado, o Brasil pode enfrentar mais dificuldade em inserir produtos nesses mercados importantes. A comparação com o Mercosul foi uma constante.

Velati
hora do cafe charge

2015 foi marcado por grandes fusões e aquisições, com destaque para a união entre as cervejarias SABMiller e AB InBev por £ 68 bilhões.

Mandrade
hora do cafe charge

O Brasil perdeu o "selo de bom pagador" concedido por duas das três principais agências de classificação de risco.

Isso retira investidores do país e torna mais caro para o Brasil pegar dinheiro emprestado.

Lézio Júnior
hora do cafe charge

Para quem está organizando a aposentadoria, o ano de 2015 teve como novidade a criação da fórmula 85/95.

Com a nova fórmula 85/95, mulheres podem escapar do desconto do fator previdenciário quando sua idade e tempo de contribuição somarem 85. No caso dos homens, a soma precisa resultar em 95.

Outros aumentos foram estabelecidos para a mesma data dos anos de 2020, 2022, 2024 e 2026, quando a relação chegará a 90/100. O objetivo é acompanhar o aumento da expectativa de vida da população brasileira.

Lederly
hora do cafe charge

Após mais de dois anos de discussões no Congresso, foi aprovada a lei que regulamenta os direitos dos trabalhadores domésticos no país.

Os encargos passaram a ser pagos com uma guia gerada no sistema on-line e-Social, que chegou a apresentar instabilidade.

Velati
hora do cafe charge

No dia 5 de novembro, uma barragem para contenção de dejetos da Samarco, de propriedade das mineradoras Vale e BHP Billiton, ruiu, deixando ao menos 17 mortos na vila de Bento Rodrigues, a 35 km de Mariana (MG).

O mar de lama tomou a bacia do Rio Doce em um raio de mais de 552 km, de Mariana à praia da Regência, em Linhares, no litoral do Espírito Santo.

Velati
hora do cafe charge

A eleição do liberal Mauricio Macri como presidente da Argentina animou o empresariado brasileiro, que deseja a queda de barreiras comerciais.

Velati
hora do cafe charge

2015 foi o ano da Operação Lava Jato, que colocou atrás das grades alguns dos políticos mais influentes e dos empresários mais poderosos do país.

Velati
hora do cafe charge

A saída de Joaquim Levy e a chegada de Nelson Barbosa ao ministério da Fazenda trouxeram o temor de que os ajustes defendidos durante o ano inteiro fossem rechaçados e que o governo "saísse da rota" defendida por grande parte do mercado.

Lederly
hora do cafe charge

Um feliz Natal,

Velati
hora do cafe charge

e um próspero Ano-Novo.

Hora do Café - 24.dez.2015

Endereço da página:

Links no texto: