O Walmart, terceiro maior grupo supermercadista do país, estuda reduzir o número de lojas e diminuir o quadro de funcionários em 2016. As unidades que serão fechadas e o tamanho do corte ainda não foram definidos. Devem ser escolhidas as de pior desempenho em 2015.
A decisão deve sair no final de janeiro.
O plano, antecipado pelo "Valor" desta quarta (23), faz parte de uma reestruturação global da rede, proposta em outubro por seu presidente mundial, Doug McMillon. Além do fechamento de supermercados, o projeto envolve a revisão de unidades de negócios.
No Brasil, o Walmart tem 544 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além do comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço, Mercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam's Club. O faturamento somou R$ 29,6 bilhões em 2014.
Descontada a inflação, as vendas nos supermercados recuaram de 1,6% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2014.
Desde 2013, quando fechou 25 lojas no país, o Walmart passa por uma reestruturação da operação brasileira. Neste ano, a rede abriu quatro unidades no Nordeste.
Procurado, o Walmart se limitou a informar que está revisando as operações no país. "Estamos revisando nosso portfólio constantemente e tomando decisões baseadas no que é melhor para o negócio e para os nossos clientes."