Folha de S. Paulo


Walmart estuda fechar unidades e cortar empregos no país em 2016

Saul Loeb/AFP
(FILES) This December 31, 2014 file photo shows a Walmart store in Landover, Maryland. Walmart on December 10, 2015 announced it was launching its own mobile payments service, challenging similar offerings from Apple, Samsung, Google and others. The world's biggest retailer said it would be adding a feature to its mobile application for Android and iOS handsets to allow consumers to tap and pay at its stores. AFP PHOTO / SAUL LOEB ORG XMIT: SAL002
O Walmart é o terceiro maior grupo supermercadista do país

O Walmart, terceiro maior grupo supermercadista do país, estuda reduzir o número de lojas e diminuir o quadro de funcionários em 2016. As unidades que serão fechadas e o tamanho do corte ainda não foram definidos. Devem ser escolhidas as de pior desempenho em 2015.

A decisão deve sair no final de janeiro.

O plano, antecipado pelo "Valor" desta quarta (23), faz parte de uma reestruturação global da rede, proposta em outubro por seu presidente mundial, Doug McMillon. Além do fechamento de supermercados, o projeto envolve a revisão de unidades de negócios.

No Brasil, o Walmart tem 544 supermercados, 200 farmácias, 50 restaurantes e 10 postos de gasolina em 18 Estados e no Distrito Federal, além do comércio eletrônico. O grupo trabalha também com as bandeiras Big, Bompreço, Mercadorama, Todo Dia, Maxxi Atacado e Sam's Club. O faturamento somou R$ 29,6 bilhões em 2014.

Descontada a inflação, as vendas nos supermercados recuaram de 1,6% de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2014.

Desde 2013, quando fechou 25 lojas no país, o Walmart passa por uma reestruturação da operação brasileira. Neste ano, a rede abriu quatro unidades no Nordeste.

Procurado, o Walmart se limitou a informar que está revisando as operações no país. "Estamos revisando nosso portfólio constantemente e tomando decisões baseadas no que é melhor para o negócio e para os nossos clientes."


Endereço da página: