Folha de S. Paulo


Fundo britânico diz que corrupção na Petrobras afetou todos os investidores

Em audiência em um Tribunal de Justiça de Nova York, nesta segunda-feira (21), a Petrobras argumentou que o processo liderado pelo fundo de pensão britânico USS não deve ser considerado uma ação de classe, porque não há comprovação suficiente da acusação para sustentar que os prejuízos dos acionistas foram homogêneos.

A acusação tentou demonstrar, perante o juiz Jed Rakoff, que o mercado em que atua a Petrobras responde de forma relativamente parecida a uma mesma informação. "As notícias de fraude e corrupção estão diretamente relacionadas" à oscilação do valor dos ativos, afirmou a jornalistas após a audiência Jeremy Lieberman, advogado do USS.

A audiência, com a presença de duas testemunhas, foi técnica e centrada no debate sobre mercado eficiente, conceito econômico que define um ambiente em que há certo padrão no comportamento do mercado em relação ao preço dos ativos negociados.

"Não há dúvida de que seja mercado eficiente. Nem a defesa contesta isso. O que eles argumentam é que nós não comprovamos suficientemente", disse Lieberman.

DEFESA

A defesa da Petrobras não quis se pronunciar. O juiz deverá informar sua decisão sobre se o mercado é eficiente e, portanto, se a ação poderá ser considerada de classe, no final de janeiro.

Em caso afirmativo, uma eventual derrota judicial da companhia brasileira poderá acarretar prejuízo maior. A ação de classe, em tese, representa todos os investidores que tiverem comprado ativos da Petrobras no período da ação, entre janeiro de 2010 e março de 2015.

A companhia brasileira tenta desmembrar a ação em processos individuais para que eventuais indenizações sejam limitadas aos prejuízos dos autores das reclamações judiciais, e não de todos os investidores do período.

Essa é a segunda estratégia aventada pela Petrobras. A primeira, de tentar arquivar a ação, foi negada pelo juiz. Os fundos a acusam de má gestão, fraude e de ter inflado artificialmente o valor de seus ativos.


Endereço da página:

Links no texto: