Folha de S. Paulo


Lojas reforçam estoque e equipe para aproveitar movimento maior do verão

As festas de fim de ano, as férias escolares e as altas temperaturas aquecem as vendas nos três meses do verão, que começa na segunda-feira (21).

Especialistas apontam que os negócios relacionados aos cuidados com o corpo e bem-estar são os mais impulsionados na estação. Mas qualquer empresa pode se beneficiar do consumidor mais disposto a gastar com lazer.

"Vemos uma procura grande por alimentos mais leves, bebidas refrescantes, cosméticos e tudo o que está relacionado à prática de atividade física", diz Adriano Augusto Campos, do Sebrae-SP.

A SMAMFitness, que vende roupas de ginástica, tem entre dezembro e fevereiro os seus melhores meses.

Com três lojas em São Paulo e um e-commerce, a marca vende cerca de 2.000 peças por mês no inverno e 3.500 no verão.

Gabriela Di Bella/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 15-12-2015, 18h00: Airton Camargo Junior é dono da franquia da Hasta la Vista Paleteria na Vila Romana, SP, aberta em janeiro deste ano. Vende de 20 mil a 40 mil paletas no verão e no inverno cai para 10 mil. (Foto: Gabriela Di Bella/Folhapress, NEGOCIOS)
Airton Camargo, da Hasta la Vista Paleteria. na Vila Romana, em SP

Segundo Renata Lopes, 35, fundadora da marca, o preparo para a estação começa meses antes. Ela compra mais peças, principalmente as curtas, como shorts, além de incluir novos produtos nas prateleiras, como

BIQUINIS

"No começo, comprei errado e tive desperdícios. Hoje faço um estoque calculado e não cedo à pressão dos fornecedores", diz a empresária, que atua no ramo desde 2002.

Para os empreendedores novatos, a recomendação é buscar pesquisas de mercado e a experiência de outros negócios para ter uma ideia de qual será a demanda.

"Use esses dados para fazer o planejamento do estoque, que deve começar cerca de quatro meses antes para garantir o fornecimento", diz Cláudia Bittencourt, da consultoria Grupo Bittencourt.

Já a rede Hasta La Vista Paleteria preparou 11 novos sabores para atrair o consumidor, como o "Limonetto com doce de leite".

Dono desde janeiro de uma franquia na Vila Romana, zona oeste de São Paulo, Airton Camargo Junior, 34, já incluiu os novos picolés na vitrine.

No calor, a loja chega a vender 40 mil paletas por mês, contra 10 mil no inverno.

O empresário deve contratar ainda dois temporários para incrementar a equipe de seis funcionários.

Para Campos, do Sebrae-SP, o investimento no bom atendimento é crucial. "Não é só porque há maior procura naturalmente que o empreendedor não precisa fazer nada. Se o consumo aumenta, cresce também a concorrência."

VIAGEM

Gabriela Di Bella/Folhapress
Pedro Romio abriu a agência de viagens Vila Trip em outubro passado, para aproveitar o movimento maior do verão
Pedro Romio abriu a agência de viagens Vila Trip em outubro passado, para aproveitar o verão

Pedro Romio, 29, inaugurou em outubro, em São Paulo, a agência Vila Trip, com foco em pacotes personalizados.

A expectativa era abrir em agosto para estar mais preparado para o movimento maior no verão. "Demorou por conta da negociação do ponto", diz Romio, que, para compensar o atraso, ampliou o investimento com a divulgação.

Campos, do Sebrae-SP, diz que antecipar a abertura é importante para aproveitar o máximo do verão. "Os primeiros meses servem para medir a aceitação do produto, treinar a equipe com o cliente real e fazer possíveis ajustes."

Romio espera abrir mais cinco lojas e faturar R$ 2 milhões em seu primeiro ano.

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ALTA TEMPORADA
Saiba como aproveitar melhor o fluxo de clientes

Estoque
Planeje as compras com antecedência para não perder vendas por falta de produto. No varejo, a recomendação é negociar ao menos quatro meses antes

Vitrine
Incluir novos produtos no portfólio pode atrair clientes e impulsionar as vendas. Analise os sucessos de verões passados para evitar risco

Loja
A inauguração de um ponto de venda deve ser feita até outubro, para dar tempo de preparar a equipe e fazer eventuais ajustes

Equipe
Não deixe a qualidade do atendimento cair. Se as vendas crescem, contrate funcionários temporários com antecedência suficiente para que passem por treinamento


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