Folha de S. Paulo


Ministro da CGU, Valdir Simão assume Planejamento no lugar de Barbosa

Pedro Ladeira - 15.mai.2015/Folhapress
O ministro Valdir Simão, da CGU, que vai assumir o Planejamento
O ministro Valdir Simão, da CGU, que vai assumir o Planejamento

Valdir Simão, atual ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), vai assumir o Ministério do Planejamento no lugar de Nelson Barbosa.

Barbosa foi escolhido como titular da Fazenda nesta tarde, após discurso de despedida de Levy em reunião ministerial interna.

De acordo com o Planalto, Carlos Higino assume interinamente a chefia da CGU.

CURRÍCULO

Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de São Paulo, o novo ministro do Planejamento possui mestrado em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, da Espanha.

MUDANÇA NA FAZENDA
Barbosa substitui Levy no ministério
Joaquim Levy

Ministro da CGU desde janeiro de 2015, Simão é auditor-fiscal da Receita Federal desde 1987. Em 2000, assumiu a superintendência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Estado de São Paulo, mas em agosto do mesmo ano passou a direção da Receita Previdenciária, cargo que ocupou até 2003.

Na última década ocupou cargos de destaque no governo federal. Entre agosto de 2005 e abril de 2007 foi presidente do INSS, posto que deixou para ser secretário-adjunto da Receita e assessor especial da Previdência Social.

Simão voltou ao comando do INSS em 2008 e lá permaneceu até 2010. Em 2011, foi secretária da Fazenda do Distrito Federal. Deixou o cargo no mesmo ano, para ser secretário-executivo do Ministério do Turismo, então comandada por Gastão Vieira.

Em 2013, passou a assessor especial do gabinete de Dilma Rousseff. No ano seguinte assumiu a Secretaria-Executiva da Casa Civil até ser chamado para a CGU.


Endereço da página:

Links no texto: