Folha de S. Paulo


Governo adia início de desligamento de sinal de TV analógica para fevereiro

Jorge Araújo - 21.jul.2011/Folhapress
Funcionário inspeciona transmissor de TV digital na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG)
Funcionário inspeciona transmissor de TV digital na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG)

O ministro André Figueiredo (Comunicações) adiou o desligamento do sinal da TV analógica em Rio Verde (GO) para 15 de fevereiro. Até lá, o índice de receptores de TV digital aberta no município deverá atingir 90%.

Para isso, as teles deverão instalar receptores em 17 mil domicílios inscritos no cadastro único de programas sociais do governo federal no município goiano. Essa medida será, segundo apurou a Folha, suficiente para atingir o índice. No entanto, o sinal analógico da TV aberta em Rio Verde será desligado mesmo que a meta não seja atingida até lá.

Quem não estiver preparado só voltará a ter sinal de TV quando comprar uma TV com receptor ou instalar conversores nas TVs antigas.

Para o desligamento hoje, pelo menos 93% dos domicílios precisam ter receptores de sinal digital. Ainda não está definido se o índice cairá para 90% nas demais localidades daqui em diante. Isso depende de uma negociação em curso entre o governo, emissoras de TV e as operadoras de telefonia.

Empresas dizem que suspensão de incentivo deve
reduzir investimento* - Qual será estratégia com a suspensão

CONTA

A resposta final deveria ter sido dada nesta segunda (14), mas as teles ainda estão discutindo o assunto.

Elas aceitam o novo índice e o novo cronograma para o país, desde que os receptores e antenas fornecidos aos beneficiários dos programas sociais sejam contabilizados imediatamente no índice.

Isso é importante porque as teles são responsáveis somente pelo fornecimento dos equipamentos. Caso o dono do domicílio não faça a instalação comprometerá o índice em uma nova pesquisa de cobertura de sinal digital. Na última pesquisa em Rio Verde, feita pelo Ibope, o índice foi de 78%.

Além disso, as teles querem que os domicílios que têm TV a cabo também sejam contabilizados. Afinal, eles têm no pacote a programação da TV aberta.


Endereço da página:

Links no texto: