Folha de S. Paulo


Produção industrial de SP cai para o menor patamar em mais de 10 anos

Maior parque fabril do país, a indústria paulista produziu 0,4% menos de setembro para outubro deste ano, pela série livre de efeitos sazonais (típicos de cada período, como o número de dias úteis).

Foi o quinto mês consecutivo de queda nesta comparação, acumulando um recuo de 4,6% no período, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (8).

Com mais um resultado ruim, o patamar de produção das fábricas de São Paulo regrediu em mais de uma década, para o menor nível desde maio de 2004.

Produção industrial regional - Comparações em %

Para medir a produção industrial, o IBGE usa como base de comparação a média do setor em 2012. Quando registra 110, isso significa que a produção está 10% maior do que a média daquele ano.

PIB do Brasil
Resultados do 3º trimestre
painel da bolsa de valores brasileira

Em outubro, a produção de São Paulo estava em 84,1. É o menor patamar da indústria paulista desde maio de 2004 (também 84,1), pela série com ajuste sazonal, segundo os dados do IBGE.

Até setembro, o patamar de produção da indústria paulista estava em 84,3, até então o menor nível desde dezembro de 2008 (84,2).

A indústria de São Paulo, como a do restante do país, sofre com estoques elevados e baixa demanda. O país enfrenta sua mais longa recessão econômica desde o governo Collor.

QUEDA EM 17 DE 18 RAMOS

Na comparação ao mesmo mês do ano passado, a produção de São Paulo teve queda de 12,9%, a 20ª taxa negativa consecutiva para esse tipo de comparação.

O resultado foi pior do que a queda da produção industrial brasileira em outubro, de 11,2% na comparação ao mesmo mês do ano passado.

Em São Paulo, 17 de 18 ramos da indústria acompanhados pelo IBGE tiveram queda na produção em outubro, na comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo a pesquisa do IBGE.

Por dentro do resultado há ramos com situação mais grave. É o caso da produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, em queda de 33,2%, influenciado pela baixa na produção de automóveis e caminhões.

Outros setores com forte queda de produção foram as atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-10,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-31,1%) e produtos de metal (-21,3%).

OUTRAS REGIÕES

De setembro para outubro, a produção industrial recuou em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE, com destaque para o Pará (-6,0%), Paraná (-5,7%), Espírito Santo (-5,1%) e Amazonas (-4,9%).


Endereço da página:

Links no texto: