Folha de S. Paulo


Fórum debate negócios em infraestrutura no Brasil

A Folha realiza na terça (24) e na quarta-feira (25) o Fórum Infraestrutura de Transporte. No evento, serão debatidos as principais oportunidades de negócios em infraestrutura no Brasil e as variáveis que afetam os próximos leilões de concessões.

Entre os temas abordados, estão os custos, as oportunidades e os desafios da logística brasileira, o impacto da regulação nos leilões, os modelos de concessões e os instrumentos de financiamento.

Também haverá uma mesa sobre a integração dos diferentes meios de transporte e a mobilidade urbana. Entre os palestrantes, estão confirmados os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos).

Participam ainda Alessandro Oliveira, professor-adjunto do ITA, Bruno Pereira, coordenador do portal PPP Brasil, Giovanni Pengue Filho, diretor-geral da Artesp, e José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Aneor, entre outros.

Fórum de Infraestrutura - Dia 24 de novembro

Fórum de Infraestrutura - Dia 25 de novembro

-

  • FÓRUM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE

ONDE: Auditório Unibes Cultural - rua Oscar Freire, 2.500

QUANDO: 24 e 25 de novembro, das 9h às 13h20

INSCRIÇÕES: gratuitas pelo 0800-777-0360 ou pelo e-mail foruminfraestrutura@grupofolha.com.br. Vagas limitadas

*

Divulgação
Seminario Infraestrutura de Transporte/ Alessandro Oliveira

Alessandro Oliveira

Economista e especialista em transporte aéreo, é professor adjunto do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e pesquisador-chefe do Núcleo de Economia dos Transportes (NECTAR). Vencedor de prêmios concedidos por CNI, CNT/ANPET, Instituto Liberal, Instituto de Engenheiros da Grã-Bretanha, Ministério da Fazenda, entre outros. Trabalhou na área de custos de produção e controladoria em empresas como Kellogg, Parker-Hannifin e Monsanto do Brasil. É autor dos livros "Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas" e "Competition in Emerging Airline Markets".

-

Claudio Roberto
Seminario Infraestrutura de Transporte/ Bruno Pereira

Bruno Pereira

Coordenador do portal PPP Brasil, que difunde informações e pesquisas sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e investimentos em infraestrutura. Pereira é mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e consultor em projetos de infraestrutura.

-

Divulgação

Carolina Lacerda

É diretora da Anbima (Associação Brasileiras das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Formada em Economia pela USP, possui MBA pela Columbia Business School, nos EUA, e especialização em Mercado de Capitais pela École Supérieure de Commerce de Rouen, na França. Foi COO (diretora de operações) do banco de investimentos do Unibanco entre 2008 e 2009, antes de ser diretora administrativa do Deutsche Bank e da divisão de banco de investimento do UBS. Com vasta experiência em finanças corporativas, liderou emissões de dívidas e ações para empresas como Petrobras, Vale, Braskem, TAM, Gol e UOL.

-

Divulgação

Clarissa Costa de Barros

Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da Anac (Agência Nacional de Avião Civil). Graduada em Psicologia pela UnB (Universidade de Brasília), fez mestrado em Economia do Setor Público, na mesma instituição, e especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental, no Ministério do Planejamento. Ligada à aviação civil desde 2007, foi chefe da assessoria da presidência da Anac e gerente técnica de tarifas aeroportuárias da agência.

-

Divulgação

Cláudio Roberto Frischtak

É presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios e diretor para Mocambique do IGC (Centro Internacional de Crescimento). Formado em Economia pela Universidade de Wisconsin, nos EUA, fez Mestrado na Unicamp e Doutorado em Stanford, também nos EUA. Ex-economista da área de indústria e energia do Banco Mundial entre 1984 e 1991, foi professor-adjunto na Universidade de Georgetown (1987-1991). Com mais de 100 publicações, é membro do Think Tank-20 do Brookings Institution.

-

Jair Pires

Clodoaldo Pelissioni

Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Formado em Administração Pública pela FGV, possui pós-graduação em Formação de Governantes pela USP. Exerceu o cargo de assessor administrativo e financeiro do Prodam (Companhia de Processamento de Dados do município de São Paulo) e trabalhou como diretor financeiro da Imprensa Oficial de São Paulo entre 2007 e 2010. Foi superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) do Estado entre 2010 e 2014 e secretário estadual de Logística e Transportes em 2014.

-

Elio Sales

Eliseu Padilha

Ministro da Aviação Civil. Bacharel em Direito pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), foi prefeito de Tramandaí (RS) de 1989 a 1992. Secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul em 1995, foi eleito deputado federal em três legislaturas (1995, 2003 e 2007) e suplente em 2011. Ex-ministro dos Transportes entre 1997 e 2001.

-

Divulgação

Fernando Faria

É sócio de Infraestrutura da consultoria KPMG no Brasil. Formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, é docente convidado da instituição na formação sobre PPP (Parcerias Público-Privado). HJá liderou trabalhos de infraestrutura na América Latina, África, Estados Unidos, Índia e Europa.

-

Divulgação
Seminario Infraestrutura de Transporte/ Giovanni Pengue Filho

Giovanni Pengue Filho

É diretor geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), responsável por projetos como a arrecadação automática de pedágios, o desenho de implantação e operação do Centro de Controle de Informação e o Plano de Gestão Integrada para Safra Agrícola no Porto de Santos. Trabalhou como gestor para BM&F-BOVESPA, Embraer, Tribunal Eleitoral Regional de Santa Catarina e Sonils em Luanda, Angola.

-

Divulgação

Helder Barbalho

É ministro dos Portos. Formado em Administração na Unama (Universidade da Amazônia), tem MBA em Gestão Pública pela FGV. Eleito deputado estadual no Pará, em 2002. Três anos mais tarde, assumiu a prefeitura de Ananindeua (PA), sendo reeleito em 2008. Em janeiro e outubro de 2015, foi ministro da Pesca e Aquicultura. Assumiu em outubro a pasta dos Portos.

-

Divulgação

Helder Luiz Gosling

É diretor comercial e de logística do Grupo São Martinho, um dos maiores produtores de açúcar e álcool do país. Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Unip (Universidade Paulista), com MBA Executivo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em 22 anos de experiência, já passou por empresas como Copersucar, Solvay, Ipiranga e ED&F Man.

-

Divulgação
Seminario Infraestrutura de Transporte/ Jose Alberto Ribeiro

José Alberto Pereira Ribeiro

Engenheiro civil, é presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR). Membro do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

-

Divulgação

José Eduardo Copello

É presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia). Foi chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia entre 2010 e 2014. Com mais de 30 anos de atuação nas áreas pública e privada, tem formação em Engenharia Sanitária e Mestrado em Administração, ambos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Além disso, é especialista em Gestão Industrial pela Sociedade Carl Duisberg, na Alemanha.

-

Divulgação

Joubert Flores

Preside a comissão metroferroviária da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o conselho da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos). É diretor de Engenharia, Gerenciamento e Desenvolvimento da Metrô Rio, além de ocupar a vice-presidência da divisão latino-americana da UITP (União Internacional de Transportes Públicos). Formado em Engenharia Elétrica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tem MBA em Gerência de Energia pela FGV.

-

Divulgação
laura mattos - seminario infraestrutura do transporte

Laura Mattos

Chefe do Departamento de Operações Estruturadas da Área de Mercado de Capitais do BNDES, lidera a equipe de investimentos em operações de renda variável com companhias abertas e em títulos de mercado de renda fixa. É mestre em Planejamento Energético pela COPPE (UFRJ), pós-graduada em Finanças pelo IBMEC-RJ e formada em Engenharia Química pela UFRJ.

-

Divulgação

Luis Henrique Teixeira Baldez

Engenheiro civil, é o atual presidente-executivo da Anut (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga). Foi secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério dos Transportes, entre 1999 e 2003. É especialista em Regulação e Concessão de Projetos de Infraestrutura e em Finanças, Planejamento Econômico e Elaboração e Análise de Projetos, ambos pelo Banco Mundial. Atua como consultor na área de transportes e logística.

-

Divulgação

Marcos Bicalho

Engenheiro civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre em Ciências da Engenharia de Transportes pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), iniciou sua vida profissional na RFFSA (Rede Ferroviária Federal) com atuação também na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Desde 1993, atua na NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) exercendo, atualmente, o cargo de diretor administrativo e institucional. É membro do Conselho Diretor da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e do Conselho Nacional das Cidades, órgão do governo federal.

-

Divulgação
Seminario Infraestrutura de Transporte/ mario sebastiani

Mario Sebastiani

Professor de regulação de mercado e competição na Universidade de Roma Tor Vergata. Especialista em Direito da Concorrência e leis antitruste, foi conselheiro-chefe do Ministério de Infraestrutura e Transporte da Itália e consultor de empresas e instituições italianas de transporte e comunicação eletrônica.

-

Divulgação

Natália Marcassa de Souza

Diretora da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde 2012. Antes disso, foi gerente de Regulação e Outorga da Exploração de Rodovias da agência. Possui experiência nas áreas de gerenciamento de projetos, economia industrial e microeconomia. É formada em Economia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), com Mestrado em Economia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Especialização em Transportes Terrestres pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

-

Divulgação

Nelson Barbosa

Ministro do Planejamento do Brasil. Economista pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com doutorado pela NSSR (New School for Social Research), nos EUA. Ex-presidente do conselho do Banco do Brasil entre 2009 e 2013 e integrante do conselho de administração da Vale no período 2001-13. No governo federal, foi secretário executivo do Ministério da Fazenda de 2011 a 2013. É professor da Escola de Economia da FGV e pesquisador do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

-

Divulgação

Nilson Gibson Sobrinho

É vice-presidente executivo da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga) e vice-presidente da Fetracan (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Nordeste). Empresário, foi coordenador executivo do porto de Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros), em Pernambuco, entre 2007 e 2012.

-

Divulgação

Paulo Tarso Resende

Diretor executivo de Programas Abertos e Pós-Graduação, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de logística, cadeia de valor, supply chain e planejamento de transporte. Além disso, é editor-chefe da revista DOM e professor da PUC-MG. Formado em Engenharia Civil pela Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura), tem Mestrado em Planejamento e Engenharia de Transportes pela Universidade de Memphis, nos EUA, e Mestrado em Planejamento de Transportes e Logística, pela Universidade de Illinois, também nos EUA.

-

Divulgação
Seminario Infraestrutura de Transporte/ Pedro Dutra

Pedro Dutra

Formado em Direito, é conselheiro do Instituto Brasileiro de Estudos das Relações de Concorrência e de Consumo (IBRAC) e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. É especialista em direito concorrencial, regulatório, administrativo e constitucional. Autor dos livros Concentração do Poder Econômico, Regulação Econômica e Livre Concorrência, Direito Econômico interpretado pelos Tribunais, Conversando com o CADE, Economia e Direito nas Telecomunicações, entre outros.

-

Divulgação

Ricardo Bisordi de Oliveira Lima

Presidente do conselho da concessionária do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e diretor de negócios do Grupo CCR, maior empresa do setor de concessões de rodovias do Brasil. Formado em Engenharia Civil pela USP, com pós-graduação em Controladoria, Contabilidade e Administração Financeira na FGV-RJ e em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, nos EUA.

-

Divulgação/ABTP

Wilen Manteli

Formado em Direito pela PUC-RS, é diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários). Além disso é conselheiro da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) e membro da comissão temática de transportes da FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).


Endereço da página:

Links no texto: