Folha de S. Paulo


Globo negocia publicação da revista 'Playboy'

A Editora Abril deu mais um passo em seu plano de reestruturação e anunciou, nesta quinta-feira (19), que deixará de publicar as revistas "Playboy", "Men's Health" e "Women's Health".

A Folha apurou que a Editora Globo negocia os três títulos. Consultada, a empresa não quis comentar.

A "Men's Health" e a "Women's Health" são da editora americana Rodale Press. A "Playboy" é da americana Playboy Enterprises, que divulgou estar prestes a fechar um acordo.

REVISTA PLAYBOY
Leia as notícias mais recentes
CAPA DA REVISTA PLAYBOY

Um dos principais motivos para a Abril deixar de publicar as três revistas foi o pagamento de royalties pelo uso das marcas, principalmente no caso da "Playboy", que circula no país há 40 anos.

No passado, quando a internet era artigo de luxo, as revistas masculinas com fotos de mulheres nuas faziam sucesso. "Playboy" chegou a vender 1,25 milhão de exemplares com Joana Prado, a Feiticeira, na capa.

Com a popularização da internet, esse tipo material passou a ser veiculado gratuitamente. As revistas passaram a perder circulação, faturamento, e sua capacidade de pagar cachê para estrelas.

Hoje, ainda segundo apurou a reportagem, os royalties da "Playboy" chegaram a ser maior que o lucro de algumas edições. Por isso, a Editora Caras, que absorveu diversos títulos da Abril –como a "Placar" e a "Você S/A"–, não se interessou.

A Abril, por outro lado, decidiu priorizar sua revista masculina própria, a "VIP", que não publica fotos de nudez feminina.

Segundo a empresa, os assinantes dos títulos descontinuados terão seus exemplares de dezembro entregues e poderão optar por outra revista (impressa ou digital).

Circulação - Da versão impressa de cada revista, em números absolutos

ENXUGAMENTO

Doze funcionários foram demitidos. Os da "Playboy" receberam um aviso de que poderão ser realocados em outras publicações da Abril.

O processo de reestruturação da editora começou em 2013, quando ela se desfez de "Runner's World", "Alfa", "Bravo!", "Lola", "Gloss".

Circulação - Das versões digitais, em números absolutos*

Em dezembro de 2014, as edições impressas de "Veja Belo Horizonte", "Veja Brasília" e "Info" foram extintas. As publicações passaram a existir só na internet.

Em junho de 2015, "Você RH", "Você S/A", "Tititi", "Placar", "Ana Maria", "Arquitetura & Construção" e "Contigo!" foram vendidas.

Colaborou THAIS BILENKY, de Nova York


Endereço da página:

Links no texto: