Folha de S. Paulo


Pacote de concessões do governo de SP inclui operações de metrô e ônibus

A gestão tucana incluiu no pacote de concessões a operação da linha 5-lilás do metrô, localizada na região de Santo Amaro, zona sul da capital, e da linha 17-ouro do monotrilho, também na zona sul.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, o concessionário poderá optar por operar as duas linhas juntas ou apenas uma delas. Nesta quinta (18), ele assinou decreto autorizando o aprofundamento de estudos para exploração das linhas. Em agosto, deve ser aberta uma audiência pública e o edital deve sair em setembro.

Em processo de expansão desde 2009, a linha 5-lilás deve ganhar até 2018 mais 11,5 km, com dez novas estações, terminando na estação Chácara Klabin, em interligação com a linha 2-verde. As novas estações da linha 5, prometidas na campanha de 2010 para serem entregues em 2014, deverão sair do papel só a partir de 2017.

Hoje, só uma das cinco linhas do metrô de São Paulo tem operação privada: a linha 4-amarela, que liga a Luz, no centro, ao Butantã, na zona oeste.

ÔNIBUS

O pacote inclui outra área que pode afetar a vida de usuários de transporte coletivo. O governo vai privatizar a operação do sistema intermunicipal de transporte rodoviário.

Para o leilão, separou os 425 milhões de quilômetros atendidos no Estado em cinco áreas: Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Santos.

Além da modernização da frota, com a exigência do serviço de wi-fi e ar-condicionado, o governo deve exigir mais viagens em determinados trechos.

Nessa licitação, o investimento mínimo estimado é de R$ 2,6 bilhões. O edital deve ser publicado em março do ano que vem.

Mapa das concessões

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