Folha de S. Paulo


Presidente de Comissão do Orçamento crê que meta fiscal pode ser atingida

Pedro Ladeira - 8.out.2015/Folhapress
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) durante coletiva de imprensa
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) durante coletiva de imprensa

Mesmo com a deterioração dos principais indicadores econômicos e das expectativas dos agentes do mercado financeiro, a presidente da Comissão Mista do Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) acredita que é possível atingir a meta fiscal de 0,7% do PIB no ano que vem.

Ao avaliar a possibilidade, Rose admitiu que o cumprimento da meta ainda está longe, mas ela acredita que ainda pode haver uma melhora de cenário, inclusive das receitas projetadas para 2016.

"Estamos olhando com lupa cada coisa que foi exemplificado, estamos olhando tudo. Mas ainda estamos no início do processo", disse a senadora, após se encontrar com o ministro Joaquim Levy nesta quinta-feira (12).

Sobre a reviravolta que ocorreu na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016, Rose disse que o ministro ficou "surpreso" com o desfecho. A CMO derrubou a possibilidade de abater da meta fiscal até R$ 20 bilhões de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A senadora também comentou sobre a situação do ministro da Fazenda, que tem sofrido com as especulações de uma possível saída do cargo. Para Rose, a troca na pasta passaria apenas uma "impressão de que o Brasil não sabe o que quer".

"O que vale trocar o Levy pelo Meirelles? Ou o Meirelles pelo Levy? Alguém nessa crise desse tamanho, do país do jeito que está, acha que se entrar Meirelles ou ficar Levy, muda a economia num estalar de dedos?", questionou a senadora.

"Acho que é uma tolice, está errado e não contribui em nada para que a gente possa avançar na base econômica de votações necessárias no Congresso Nacional", afirmou Rose.


Endereço da página:

Links no texto: