Folha de S. Paulo


'Playboy' Brasil decide manter ensaios com mulheres nuas na revista

A edição brasileira da revista "Playboy" anunciou no editorial da edição de novembro a decisão de seguir publicando fotos de mulheres nuas. A opção vai na contramão da matriz americana, que deixará de exibir nus a partir de março do próximo ano.

No texto, o diretor da publicação, Sérgio Xavier Filho, disse que irá "observar com atenção" a reação dos leitores à nova política da "Playboy" dos Estados Unidos. De acordo com ele, as edições internacionais têm liberdade editorial sobre a ousadia dos ensaios fotográficos.

REVISTA PLAYBOY
Leia as notícias mais recentes
CAPA DA REVISTA PLAYBOY

"Aqui no Brasil, seguiremos publicando nossos 'nudes' e observando com atenção o que ocorrerá nos Estados Unidos. De certo mesmo, apenas a promessa de que nunca mais escreverei 'nudes'. Que ideia mais cretina essa de 'gourmetizar' a mulher pelada...", afirmou.

Xavier Filho definiu a decisão da "Playboy" americana de abandonar os nus –principal marca da revista desde o lançamento, em 1953– como "suprema ousadia" do fundador e editor-chefe, Hugh Hefner.

Em entrevista à Folha em outubro, o diretor da edição brasileira reconheceu que as fotos de mulheres nuas perderam força como um diferencial editorial.

"Estamos gradativamente perdendo com o nu. Precisaremos pensar em como fazer a transição", declarou. "Lembra que nos anos de 1970 não tinha nu frontal nem dos seios nas fotos da publicação no Brasil? Coisas da censura".


Endereço da página:

Links no texto: