Folha de S. Paulo


Brasil não está afundando e futuro será formidável, diz Bill Clinton

Fernando Bizerra Jr./Efe
Bill Clinton participa de evento da CNI
Bill Clinton participa de evento da CNI

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, conclamou participantes de evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira (12) a ter confiança no futuro do Brasil e a se concentrar nas "forças positivas" do país no momento atual de crise, como a Folha antecipou.

Em palestra no Enai (Encontro Nacional da Indústria), Clinton afirmou que o Brasil atravessa um momento conturbado, mas é um dos países mais bem posicionados para se desenvolver no longo prazo.

"Seu povo, seus recursos e seu histórico de obter avanços, não só econômicos mas sociais, farão vocês atravessarem esse momento difícil", afirmou Clinton.

"O navio do Brasil não está afundando e o futuro será formidável."

Ele frisou a importância de lembrar das "incríveis mudanças" que o Brasil sofreu nos últimos 25 anos. Como exemplo, citou a queda da desigualdade, a redução do desmatamento da floresta Amazônica e a diversificação da economia.

A crise política que o país atravessa também tem efeitos benéficos, como o aumento da transparência, disse o ex-presidente dos EUA.

Segundo ele, considerando o elevado grau de interdependência dos países, a recuperação e o sucesso do Brasil é de interesse do mundo, e dos Estados Unidos em particular.

Em nível global, Clinton citou como os grandes desafios enfrentados hoje os padrões desiguais de crescimento, as preocupações com as mudanças climáticas e o surgimento de grupos como o Estado Islâmico, que ele classificou de "a mais bem sucedida ONG negativa".


Endereço da página:

Links no texto: