Folha de S. Paulo


Infográfico mostra aspectos que mais influenciam a qualidade da educação

Quais são os aspectos que mais influenciam a qualidade da educação pública no país?

A questão é complexa, mas para tentar encontrar tendências a Folha compilou informações estatísticas de todos os 5.570 municípios do Brasil.

De um lado, foram levantados os últimos resultados das avaliações do ensino fundamental feitas pelo governo federal.

De outro, foram reunidos dados como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e renda da população, além de indicadores como o tamanho das turmas e a qualidade da formação dos professores.

As informações foram reunidas em um gráfico de dispersão, diagrama muito usado na estatística para testar relações entre variáveis.

Gráfico de dispersão

No gráfico, cada círculo representa um município e contém quatro informações: o tamanho é proporcional à população, a cor indica a situação na escala do IDH, e a posição aponta os valores das variáveis selecionadas nos eixos Y e X.

Escolhendo um par qualquer de indicadores, é possível detectar se existe algum tipo de relação entre eles e em que intensidade.

A forma mais fácil de interpretar o gráfico é observar a linha cinza da esquerda para a direita: uma inclinação para cima aponta que os indicadores crescem juntos; para baixo, um cresce enquanto o outro diminui.

Se a linha tem pouca inclinação e os círculos ficam muito espalhados, quer dizer que há pouca relação entre as variáveis.

ANÁLISE

A análise dos indicadores apontam uma clara relação entre as condições socioeconômicas e o desempenho dos alunos nas avaliações.

A tendência mais forte verificada foi entre a proporção de pessoas com baixa renda no município e o desempenho das crianças em escrita.

Nesse caso, quanto maior o indicador de pobreza, menos alunos de oito anos conseguiram atingir alto nível na avaliação. Não se trata de prova de que uma coisa leva a outra, apenas que existe uma forte correlação entre elas.

Outra relação significativa é quanto à formação dos professores. O desempenho dos alunos tende a ser melhor com maior proporção de professores com curso superior e formação específica.

Outras variáveis não parecem guardar qualquer relação com desempenho, como o tamanho das turmas ou a regularidade dos professores (permanência na mesma escola por vários anos).

Os dados ainda permitem desconstruir alguma ideias que, à primeira vista, parecem fazer sentido, como o maior rigor para a aprovação dos alunos.

Uma maior proporção de alunos reprovados pode indicar maior exigência da rede quanto ao desempenho, pois só passa de ano quem souber o conteúdo.

Mas os dados mostram que a tendência, mesmo não sendo tão significativa, é inversa: as notas crescem conforme cai a taxa de reprovação.

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DESCRIÇÃO DOS INDICADORES DO INFOGRÁFICO

NÍVEL ALTO DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA
Percentual de alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas que atingiram os dois níveis mais altos na escala de cada área na Avaliação Nacional da Alfabetização de 2014 (níveis 3 e 4 em leitura e matemática; e 4 e 5 em escrita)

NOTAS DA PROVA BRASIL
Notas médias de português e matemática dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas na edição 2013 da Prova Brasil. As notas são um dos componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também considera a aprovação dos alunos

IDHM (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL)
Indicador elaborado pelo PNUD (Programa da ONU para o Desenvolvimento), com base em dados de 2010, que considera três dimensões (longevidade, escolaridade e renda) dos municípios brasileiros

PIB PER CAPITA
Produto Interno Bruto a preços correntes dividido pela população estimada nos municípios em 2012

RENDA DOMICILIAR PER CAPITA
Soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio dividida pelo número de moradores; dado levantado pelo Censo de 2010 do IBGE

POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA
Percentual da população do município que, na ocasião do Censo de 2010, vivia com renda baixa (inferior a meio salário mínimo) ou baixíssima (inferior a 1/4 de salário mínimo); o salário da época era fixado em R$ 510

PERCENTUAL DE ESCOLAS COM ALTA REGULARIDADE DOCENTE
Proporção de escolas públicas no município com IRD (Indicador de Regularidade do Docente) médio-alto e alto em 2014. O indicador, elaborado pelo Inep, avalia a permanência dos professores na mesma escola ao longo dos anos

PERCENTUAL DE PROFESSORES COM FORMAÇÃO ADEQUADA
Percentual de professores das escolas públicas no município, em 2014, com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído

> Todos os outros indicadores são relativos ao ano de 2014


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