Folha de S. Paulo


Fundações auxiliam jovens carentes com bolsa e acompanhamento de tutor

Além das ações para a melhoria da qualidade do ensino público, há fundações privadas, sem fins lucrativos, que auxiliam estudantes de baixa renda no ensino superior.

É o caso do Instituto Semear, que desde 2010 já atendeu mais de 200 jovens das classes D e E com uma bolsa de estudos de até R$ 3.300 por ano e acompanhamento de um mentor voluntário durante o curso.

Educação
Iniciativas bem-sucedidas no Brasil
Sala de aula em Sobral

"A ideia é que a partir do segundo ano da faculdade o aluno consiga se manter, mas em alguns casos podemos estender a ajuda financeira até o terceiro ano", explica Lucas Faleiros, representante do Semear.

Um desses jovens é Abrahan Lincoln Dorea Silva, de 21 anos. Vindo de Olindina (BA), onde estudou em escola pública e fez cursinho popular, ele está no 1º ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

"Consegui uma bolsa do Instituto Semear e outra emergencial da USP, pois de outra forma não teria como me manter", diz o rapaz, que mora na Casa do Estudante ligada à faculdade. Seu mentor é o advogado Felipe Brias, que se formou na mesma Faculdade de Direito. "Trocamos ideias, dou conselhos ao Abrahan. A função de mentor é muito gratificante", afirma.


Endereço da página:

Links no texto: