Folha de S. Paulo


Softwares permitem avaliação mais precisa do desempenho dos alunos

A tecnologia já entrou no radar dos grandes grupos educacionais e tem sido usada especialmente para elevar a precisão na avaliação do desempenho dos alunos.

O longo ciclo de diagnóstico, que dependia de provas mensais ou bimestrais, pode agora ser abreviado com atividades on-line, cujas correções, com o auxílio da informática, são capazes de identificar e armazenar informações sobre as dificuldades de cada aluno.

"Antigamente, o aluno tirava 7 na prova. Mas o professor não media exatamente o que ele não sabia dos 3 pontos perdidos. Era com base em médias que o aluno prosseguia. Agora, conseguimos saber exatamente em que tipo de conteúdo cada aluno precisa de reforço", afirma Paulo de Tarso, vice-presidente de inovação e negócios da Kroton, gigante do setor, que fez fusão com a Anhanguera Educacional.

Educação
Iniciativas bem-sucedidas no Brasil
Sala de aula em Sobral

Há poucas semanas, a Kroton anunciou a aquisição da Studiare, uma start-up que fornece conteúdo adaptável ao desempenho de cada estudante.

Na Anima Educação, dona de instituições como UniBH, São Judas e Unimonte, esse mapeamento do perfil do aluno proporcionado pela tecnologia está sendo usado para montar grupos de professores tutores.

"Hoje é possível saber que o aluno 47 estudou em tal escola, tem dificuldade nisso e adora marketing. Sou mentor de alguns alunos e posso ajudá-los a construir um itinerário de disciplinas e pensar em suas carreiras", diz Rafael Ávila, diretor de inovação da Anima.


Endereço da página:

Links no texto: