Folha de S. Paulo


Cidade cearense modelo na educação quer expandir creches e ensino integral

Mesmo entre as melhores redes de ensino do país, Sobral, no Ceará, já determinou os próximos passos para tentar melhorar a educação: expansão das creches e do ensino fundamental em tempo integral.

Uma das metas da prefeitura é ampliar o atendimento das creches dos atuais 47% das crianças de 0 a 3 anos para 75% até o ano que vem.

O atendimento na pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos, já está próximo de 100%. "Queremos deixar as crianças mais preparadas para entrar no fundamental. O caminho delas deve ser mais seguro", afirma o prefeito da cidade, Veveu Arruda (PT).

Educação
Iniciativas bem-sucedidas no Brasil
Sala de aula em Sobral

A gestão se calca nos estudos que mostram que o período em que o cérebro do ser humano mais se desenvolve é até os seis anos.

Além disso, as horas da criança no ensino infantil permitem que o seu responsável tenha mais facilidade de encontrar trabalho.

Outro objetivo de Sobral é colocar todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em colégios integrais, que contam com laboratórios de ciências e de matemática, aulas de teatro e de projeto de vida. Hoje, há apenas duas escolas nesse modelo e 15 no modelo tradicional.

O período extra também é usado para ampliar carga de português e matemática.

"Não podemos ter como meta nada que não seja o melhor Ideb de Sobral", diz o diretor do Colégio Sobralense Experimental, Pedro Silva. A unidade integral começou em 2014. Neste ano tem a primeira avaliação federal.

-

  • SOBRAL

População: 201.756

Nota no Ideb (2013):
> Rede estadual: não tem
> Rede municipal: 7,8 (4ª série/5º ano); 5,8 (8ª série/ 9º ano)

Orçamento (2015): R$ 574 milhões
> % para educação: 30%

Atividade econômica: Indústria e comércio


Endereço da página:

Links no texto: