Folha de S. Paulo


Em relatório, OCDE diz que Brasil atravessa momento crítico

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório nesta quarta-feira (4) afirmando que o Brasil passa por um momento crítico, com um grande desafio a ser enfrentado na situação fiscal.

A organização projeta uma queda no PIB (Produto Interno Bruto) de 3,1% para este ano e uma retração de 1,2% para 2016.

"O Brasil vai precisar controlar a expansão dos gastos públicos, sobretudo tornando o gasto público mais efetivo e reformando o sistema previdenciário, afirma o relatório. A organização crê que um melhor direcionamento dos programas sociais e a redução de benefícios para aqueles que passaram a integrar a classe média poderia ajudar esse controle e reduzir a desigualdade.

Além do ajuste fiscal, o relatório sugere que o país aumente gradualmente a idade de aposentadoria e faça a indexação do benefício aos preços ao consumidor, ao invés de ao salário mínimo.

A OCDE também sugere que o país promova ajustes na taxa de empréstimos concedidos pelo BNDES de acordo com as variações da taxa básica de juros (Selic), e estabeleça tempo fixo de mandato para a presidência do Banco Central e dos membros do Copom (Comitê de Política Monetária).


Endereço da página:

Links no texto: