Folha de S. Paulo


Gerente da Petrobras relata desilusão de investidores em NY

Em contato direto com estrangeiros insatisfeitos com a perda de valor da Petrobras, o gerente de relações com investidores da estatal, Theodore Helms, baseado em Nova York, relata desilusão com a performance da petrolífera.

Em evento da Câmara do Comércio Brasil-EUA, nesta terça (27), o americano disse à Folha crer na compreensão das pessoas. "Elas podem ler os jornais, assim como eu. Veja a nossa performance, veja o que aconteceu com o preço das ações",disse.

O valor de mercado da Petrobras despencou dos estimados US$ 310 bilhões em 2008 para os atuais US$ 33 bilhões. A desvalorização motivou processos por fundos de investimento e de pensão na Justiça americana. Helms é citado em alguns dos processos.

*

Folha - O senhor foi citado em processos judiciais contra a Petrobras.

Theodore Helms - Há uma indústria de ações judiciais nos EUA. Você cita [no processo] cada nome que pode. Se você olhar outros nomes, há funcionários de nível médio de contabilidade.

O que o senhor dirá ao juiz se for convocado?

Se eu for chamado, não sabemos. Não vou comentar.

O sr. tem ouvido muita queixa?

Acho que as pessoas entendem. Elas podem ler os jornais assim como eu. Veja a nossa performance, veja o que aconteceu com o preço das ações.

Qual sua opinião sobre a crise na Petrobras?

[Risos]. Veja, eu não digo meu julgamento pessoal. É o que é. Não há outra opção, salvo seguir em frente.

O senhor pretende continuar na Petrobras?

De certo modo, é uma escolha deles [dos gestores da estatal] mais do que minha, certo? Somos todos empregados. Estou na Petrobras desde 1999, vi muita coisa, vi o progresso da companhia.

O que sentiu agora, perdendo valor?

Como falei, é o que é.


Endereço da página:

Links no texto: