Folha de S. Paulo


Com remuneração maior do que a da poupança, CDBs atraem investidores

João Wainer/Folhapress
Cédulas de real; com baixo rendimento da poupança, investidores buscam alternativas de investimento
Cédulas de real; com baixo rendimento da poupança, investidores buscam alternativas de investimento

Com o aumento dos juros e a baixa remuneração da poupança, parte dos investidores tem migrado para aplicações consideradas mais vantajosas hoje. Com isso, o volume investido nos CDBs (Certificados de Depósitos Bancários, títulos emitidos por bancos para captar recursos) cresceu pelo terceiro mês em setembro, para R$ 477,6 bilhões.

Atualmente, a poupança rende 7,44% ao ano mais TR, bem abaixo do título bancário, cujo rendimento é vinculado ao DI (taxa de empréstimo entre bancos), em 14,14% no dia 23 (veja quadro acima).

A diferença é tão grande que nem a isenção de IR para a pessoa física favorece a caderneta. Os CDBs são tributados conforme a tabela regressiva, que começa em 22,5% para resgate até 180 dias e vai caindo gradativamente até alcançar o mínimo de 15%, para saques após 720 dias.

CDB x Poupança - Compare as aplicações e saiba quando o título bancário supera a caderneta

Mesmo após o desconto, o CDB entrega rendimento acima da inflação. Já a caderneta acumula ganho de 5,9% até setembro, ante IPCA de 7,64%.

Assim como a poupança, a maioria dos CDBs tem liquidez diária -ou seja, pode ser resgatada a qualquer momento. No entanto, os investidores tendem a adiar os saques para reduzir o montante de imposto a pagar. Além do IR, retiradas feitos antes de 30 dias têm a incidência de IOF sobre o rendimento, com alíquotas que começam em 96% em operações de um dia e caem para até 3% em 29 dias.

O investimento tem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), até R$ 250 mil por pessoa física na instituição. Mas, segundo Marcelo Cambria, professor de finanças da Fipecafi, é preciso verificar se banco emissor do CDB é associado ao FGC.

Calculadora da Fortuna - Qual aplicação rende mais?


Endereço da página:

Links no texto: