Folha de S. Paulo


GM coloca 350 trabalhadores de Mogi das Cruzes em 'lay-off'

Wesley Santos/Folhapress
Fábrica da GM em Gravataí
Fábrica da GM em Gravataí

A GM (General Motors) fechou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo para colocar 350 trabalhadores de Mogi das Cruzes em "lay-off" (suspensão temporária do contrato de trabalho). A unidade tem cerca de 700 empregados.

Segundo o sindicato (filiado à Força Sindical), os trabalhadores serão afastados a partir desta quinta-feira (8) e retornam ao trabalho em março de 2016. Nesse período, recebem seguro-desemprego. A proposta foi aprovada em assembleia nesta terça.

No acordo, a empresa se comprometeu a pagar 13º salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e dará estabilidade no emprego por três meses após o período de afastamento.

O presidente do sindicato e da Força Sindical, Miguel Torres, diz que a medida é "extrema", mas vai garantir os empregos de quase metade da fábrica. "Garantir emprego e renda neste tempo de crise é fundamental."

SEGUNDO TURNO SUSPENSO

Nesta segunda (5), a montadora já havia comunicado que paralisará o segundo turno da fábrica de São Caetano do Sul (SP). Com isso, 1.600 funcionários que trabalham das 15h às 23h41, no segundo turno, devem ser afastados da fábrica, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano (Força Sindical).

Outro grupo de cerca de 800 funcionários, já em "lay-off", terá prorrogado a suspensão do contrato por um período de mais três meses, de acordo com o sindicato. Procurada, a montadora não forneceu detalhes sobre esse grupo.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: