Folha de S. Paulo


Volkswagen também fraudou dados de poluentes na Europa, diz Alemanha

O governo alemão afirmou que entre os 11 milhões de veículos da Volkswagen afetados pelo escândalo de manipulação nas emissões de poluentes há automóveis que circulam pela Europa. As autoridades esperam da montadora que detalhe as marcas e modelos envolvidos.

Segundo a informação divulgada pelo ministro alemão de Transportes, Alexander Dobrindt, há motores a diesel de 1,6 e 2,0 litros afetados e a expectativa é que "nos próximos dias" seja possível detalhar uma lista.

"Temos que saber exatamente em que modelos esse software foi aplicado e onde os veículos estão circulando para adotar as medidas pertinentes", disse o ministro.

De acordo com Dobrindt, estas são as primeiras conclusões do trabalho da comissão de investigação criada na pasta, que desde ontem se reúne com o grupo Volkswagen para tentar esclarecer o alcance do caso.

Pelo menos quatro modelos Audi estão sendo analisados nas investigações —A1, A3, A4 e A6—, já que foram equipados com o motor do tipo EA 189, principal foco do escândalo.

A Volkswagen admitiu no início da semana que cerca de 11 milhões de veículos de todo o mundo tinham sido equipados com o polêmico motor no qual as autoridades americanas identificaram um software capacitado para manipular os níveis de emissões, de modo que os resultados apresentados fossem diferentes do nível real de gases poluentes em circulação.

O presidente do consórcio, Martin Winterkorn, apresentou ontem a renúncia do cargo, apesar de garantir que não sabia de nada em relação ao assunto, mas para favorecer um "novo começo" no grupo.

Agora, a previsão é que mais executivos da empresa sejam demitidos, entre eles o presidente da Volkswagen nos Estados Unidos, Michael Horn.


Endereço da página:

Links no texto: