Folha de S. Paulo


Apps facilitam mobilidade e são saída para chegar no horário

Pegar carona, reclamar sobre um buraco de rua com a prefeitura de sua cidade e achar uma vaga de estacionamento são algumas das funcionalidades das dezenas de aplicativos de transporte disponíveis para usuários de smartphones.

Para além dos já conhecidos, como os apps para chamar um táxi ou encontrar uma rota, esses programas propõem novas maneiras de facilitar a mobilidade em grandes cidades.

MOBILIDADE
Investimento renova cidades e traz melhoria

O Tripda, por exemplo, une pessoas que viajam com o carro vazio e outras em busca de carona para baratear os custos de deslocamento –e permitir que haja menos veículos nas ruas.

Por R$ 3, é possível ir do centro de São Paulo ao bairro de Pinheiros (cerca de 8 km). Viagens intermunicipais podem ser encontradas a partir de R$ 10. Nem todos os trajetos, porém, estão disponíveis.

Novidade recente, o Cittamobi Acessibilidade foi desenvolvido para ajudar deficientes visuais a se locomoverem usando o transporte público. Também voltados para os modais coletivos, Moovit e Citymapper ajudam a saber o horário certo para pegar o ônibus e o metrô.


Endereço da página:

Links no texto: