Folha de S. Paulo


Volks admite que adaptou 11 milhões de carros para esconder poluição

Eric Piermont/AFP
Volkswagen group Chairman of the Board Martin Winterkorn talks at the end of the Volkswagen Group Night show on October 1, 2-14 in Paris prior to the opening on October 2nd of the Paris Auto show 2014 Press days. AFP PHOTO/ ERIC PIERMONT ORG XMIT: EP1456
O presidente global da Volkswagen Martin Winterkorn durante evento da companhia em Paris, em 2014

A Volkswagen admitiu nesta terça-feira (22) que o dispositivo para fraudar os resultados dos controles de dados de emissões poluentes foi instalado em 11 milhões de veículos em todo o mundo, em várias marcas de seus automóveis.

A montadora alemã, cuja ação operava em queda de mais de 20% na Bolsa de Frankfurt, anunciou ainda que reservou 6,5 bilhões de euros no terceiro trimestre para enfrentar as potenciais consequências do escândalo, revelado na semana passada nos Estados Unidos. A empresa também irá cortar sua meta de lucro.

Fraude da Volkswagen
Empresa tentou esconder poluição
Poster do

O montante de provisões de que necessita ainda pode mudar conforme continua a investigação, disse a montadora nesta terça-feira (22).

"As metas de lucro para o grupo em 2015 serão ajustadas adequadamente", disse a VW, sem fornecer detalhes.

A maior montadora da Europa previu anteriormente uma margem operacional entre 5,5% e 6,5% neste ano, ante 6,3% em 2014.

A VW, que enfrenta penalidades que podem chegar a US$ 18 bilhões nos Estados Unidos após admitir ter fraudado testes de emissões de carros a diesel, disse nesta terça-feira que investigações internas mostraram que o software de controle de emissões relevantes também foi usado em outros modelos.

A companhia disse que as provisões que está separando são para cobrir medidas de serviços resultantes do escândalo de emissões, assim como "outros esforços para recuperar a confiança de nossos consumidores", mas não disse se parte do dinheiro pode ser direcionado para potenciais penalidades que terá que pagar.

Na segunda-feira (21), a montadora alemã suspendeu a venda nos Estados Unidos de seus modelos a diesel de quatro cilindros das marcas VW e Audi, depois de admitir que falsificou dados sobre emissões de poluentes. Os dois modelos representavam 23% das vendas da Volkswagen nos Estados Unidos. A empresa alemã vendeu de janeiro a agosto 240 mil veículos no mercado americano.


Endereço da página:

Links no texto: