Folha de S. Paulo


Valor de novos aluguéis em São Paulo cai 1,7% em um ano

O valor dos novos contratos de aluguel residencial na cidade de São Paulo teve uma queda média de 1,7% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O ajuste fica bem abaixo da inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), usado na maior parte dos ajustes de aluguéis. O índice teve variação de 7,6% em 12 meses.

Isso indica que o valor dos aluguéis não tem acompanhado a alta geral dos preços na capital paulista, e morar em São Paulo, para quem fecha um novo contrato, tem ficado mais barato em relação aos outros gastos.

Os dados são do Secovi-SP (sindicato que representa o mercado imobiliário), e dizem respeito apenas aos novos contratos.

É o terceiro mês seguido em que a variação dos aluguéis é negativa, e o 11º mês consecutivo em que o ajuste fica abaixo da inflação, segundo os dados do Secovi-SP.

Preço dos novos aluguéis em São Paulo - Novos contratos não acompanham inflação há 11 meses

De agosto para julho, a queda do valor dos aluguéis residenciais foi de 0,9%. Em 2015, o valor de locação já acumula retração de 2,19%.

Residências com três dormitórios foram as que demoraram mais tempo para serem alugadas.

Para casas com três dormitórios, a demora foi de 45,2 dias, enquanto para apartamentos, a demora foi de 50,4 dias em média.

Para casas de dois dormitórios, a espera foi de 25,9 dias, e a de apartamentos, de 32,8 dias.

Casas de um dormitório tiveram vacância de 21,6 dias, enquanto que apartamentos, de 25,6 dias.


Endereço da página:

Links no texto: