Folha de S. Paulo


Brasil lidera cobrança de juro do rotativo do cartão de crédito

O Brasil é campeão na cobrança de juros do rotativo de cartão de crédito, segundo mostra levantamento da Pro Teste Associação de Consumidores, ao comparar a taxa média cobrada nessa operação em cinco países da América Latina. É a terceira vez que o órgão divulga a lista e que o Brasil lidera esse ranking.

O brasileiro pagou em julho 378,76% de rotativo na média anual, de acordo com dados compilados pelo órgão de defesa de consumidor de 108 cartões de crédito de 12 instituições financeiras.

A Colômbia aparece em segundo lugar, com a cobrança de 62,51% no mesmo período. Para o levantamento, a Pro Teste considerou os dados oficiais dos bancos centrais de cada país e mesmo período, julho deste ano. Somente no caso do México os dados são de dezembro de 2014 — 23,9% na média anual.

"Os juros não só estão em um patamar muito elevado no Brasil mas há uma distância muito grande em relação aos outros países. A taxa no rotativo aqui é 316 pontos percentuais maior do que a colombiana", diz Renata Pedro, pesquisadora de crédito da Pro Teste. Em terceiro lugar no ranking está o Peru com 41,40% na média anual.

Nos levantamentos anteriores, de 2012 e 2014, a diferença entre o Brasil e o segundo colocado no ranking — o Peru — foi respectivamente de 268 e 235 pontos percentuais.

Taxa do rotativo do cartão de crédito em 2015 (Em %) -

Fonte: Pro Teste

SERVIÇO

Para orientar o consumidor que está endividado ou que tem dúvidas sobre a cobrança de juros no cartão de crédito, a associação lançou o atendimento pelo telefone 0800-701-2838. O serviço é gratuito e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

A Pro Teste também faz uma campanha, com uma petição on-line, para regulamentar um limite máximo para os juros do rotativo do cartão de crédito. Quem quiser participar pode obter mais informações no site da entidade ( www.proteste.org.br ).

"Em Portugal, por meio da participação dos consumidores, foi possível a criação de um limite. Segundo dados de julho, é de 19% na média anual, que pode ser adequada a cada trimestre", diz a pesquisadora.

No levantamento que compara os juros do rotativo na América Latina, dois países —Argentina e Venezuela— já impõe um limite máximo para a cobrança, segundo a Pro Teste.

10 passos para controlar suas finanças


Endereço da página:

Links no texto: