Folha de S. Paulo


Júnior Friboi volta aos negócios com ambição de criar 'nova JBS'

Divulgação
ORG XMIT: 134701_0.tif O executivo José Batista Júnior, do frigorífico JBS, em Goiânia, GO. (Foto de Assocon)
José Batista Júnior, que deixou JBS para se dedicar à vida política, volta aos negócios

O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, desistiu da política e voltou ao mundo dos negócios com grandes ambições. "Por que não posso criar uma nova JBS?", diz o filho mais velho de José Batista Sobrinho, fundador da empresa de carnes.

Júnior ganhou o sobrenome Friboi por comandar a empresa durante mais de 20 anos. Em 2013, no entanto, Júnior deixou de ser Friboi. Para se dedicar à política, trocou as suas ações na J&F, controladora da JBS, por ativos cujo valor não foi divulgado.

Os planos para se tornar governador de Goiás não deram certo. Junior, então, decidiu retornar às raízes e se arriscar no mercado imobiliário, mas separou negócios e família.

No final do ano passado, ele comprou o frigorífico Mataboi, com capacidade de abate diária de 2.000 bovinos por dia em duas unidades.

O negócio foi incorporado à JBJ Agropecuária, empresa com suas iniciais que tem fazendas de gado e três confinamentos. Com o Mataboi, entrou também no abate.

Ele não deve parar por aí. "A JBS não pode fazer aquisições de frigoríficos por causa da lei do Cade [Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência]. Mas eu posso comprar o Mataboi e outras unidades", disse nesta quarta (9) em encontro com jornalistas em São Paulo. Em Estados onde tem posição de liderança, a JBS não pode comprar ou arrendar novas unidades por ordem do Cade.

Questionado sobre a possibilidade de fazer uma oferta pelo frigorífico Marfrig, alvo de especulação sobre vendas, Júnior manteve o bom humor: "Ainda não comprei, mas posso comprar". Para ele, nos próximos três anos haverá muitas oportunidades de compras nesse mercado.

Manter a família Batista na posição de compradora, mesmo com restrições impostas pelo Cade, não causa constrangimento ao empresário. Ele não vê conflito nas operações por não ser mais acionista da JBS. "Não estou fazendo nada que prejudique o mercado. Até os pecuaristas, que mais me preocupavam, não me questionaram."

Júnior, no entanto, ainda se refere à JBS como "nós" em momentos de distração.

"É minha família, minha história", justifica.

Também não se considera concorrente dos irmãos Joesley e Wesley, que hoje comandam os negócios da família: "Nunca vou chegar ao tamanho da JBS." E nega que conflitos tenham resultado na sua saída do império construído pelos Batista.

PROJETO "MULTIÚSO"

A estreia de José Batista Júnior no setor de incorporação imobiliária será em Goiânia (GO), onde vive.

A JFG Incorporações, empresa controlada por Júnior sob o guarda-chuva da holding JBJ Investimentos, vai erguer no centro da capital goiana "um complexo multiúso".

O empreendimento, com valor geral de vendas (VGV) estimado em R$ 550 milhões, reúne uma torre corporativa, hotel, shopping center, centro de convenções e salas comerciais.

O investimento previsto é de R$ 400 milhões, divididos entre os dois principais acionistas no projeto, a JFG e a Consciente Construtora e Incorporadora, empresa que, segundo batista Júnior, atua há 33 anos no mercado. O terreno já pertencia a Júnior.

"Dubai foi a minha inspiração para esse projeto", afirma o empresário. "Por que só São Paulo pode ter projetos como esse? Temos de acreditar no potencial de outras cidades do país."

O empresário minimizou a crise pela qual passa o setor imobiliário. "Em 2020 [quando o empreendimento será entregue], não tenho dúvidas de que as coisas terão passado. O Brasil vai retomar o seu caminho", afirmou.

Além do novo empreendimento, a JFG também vende loteamentos em seis Estados e em Brasília.

-

  • O EMPRESÁRIO E A EMPRESA

José Batista Júnior
Idade: 55 anos

Ex-presidente da JBS Friboi; fundador da JBJ Investimentos

JBJ Investimentos
Holding controladora da JBJ Agropecuária, que possui:

> 2 frigoríficos em Araguari (MG) e Santa Fé de Goiás (GO), com capacidade total de abate 2.000 bovinos por dia

> 54 mil hectares de fazendas de gado em SP, GO e TO

> 3 confinamentos em SP e GO

JFG Incorporações

> loteamentos em MS, GO, MA, PA, ES, SP e Brasília


Endereço da página:

Links no texto: