Folha de S. Paulo


Fitch diz que mau desempenho do Brasil está se tornando estrutural

A agência de classificação de crédito Fitch afirmou nesta terça-feira (8) que o mau desempenho do Brasil está se tornando estrutural. Isso deve fazer os ratings soberanos de México e Brasil divergirem ainda mais.

A Fitch classifica o Brasil com rating BBB, tendo alterado sua perspectiva para negativa em abril, enquanto o México é classificado como BBB+.

"A baixa performance do Brasil está se tornando estrutural", disse a diretora sênior de ratings soberanos da Fitch, Shelly Shetty, durante conferência em Londres.

"O foco de nossa atenção será sobre a dinâmica de crescimento e dívida (...) não há limiar mágico que estejamos olhando", disse ela, acrescentando que o Brasil era um país altamente endividado mesmo quando recebeu o grau de investimento.

Não é apenas a Fitch que tem mostrado preocupação quanto ao ritmo de crescimento do país. Economistas consultados pelo Banco Central ampliaram de 2,26% para 2,44% a previsão de retração do PIB brasileiro em 2015, segundo pesquisa divulgada semanalmente.

Shetty apontou, no entanto, como positivo o fato de a parcela da dívida em moeda estrangeira ser de menos de 10% do total.

Na semana passada, após o governo enviar ao Congresso a proposta orçamentária para o ano que vem com deficit, a diretora disse que as mudanças feitas pelo governo no cenário fiscal colocam a tendência para a obtenção de superávits primários "muito abaixo" do cenário base usado pela agência em sua última revisão do rating do Brasil.

Classificação de risco


Endereço da página:

Links no texto: