Folha de S. Paulo


Aneel quer repetir sucesso das eólicas com energia solar

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) investe em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para aumentar a competitividade dasfontes renováveis. Após o sucesso das eólicas, a aposta agora é a energia solar.

As chamadas da Aneel visam selecionar projetos estratégicos de eficiência energética e financiar sua execução.

Segundo Máximo Pompermayer, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética, o objetivo do governo é reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras, principalmente para a geração solar.

Energia
Geração renovável representa 17% da matriz

Em setembro, a agência promove um workshop para os interessados em apresentar projetos de geração solar. Até o final deste ano, outro workshop será realizado para projetos de armazenamento de energia, as chamadas "superbaterias", e, possivelmente, geração distribuída.

As chamadas públicas feitas pela Aneel em 2012 contribuíram para o desenvolvimento da energia eólica.

Em 2007, o custo do megawatt-hora (MWh) de uma usina eólica, conforme os preços praticados em leilões da época, era 90% maior do que o de uma hidrelétrica. Nos leilões realizados neste ano, essa diferença caiu para 15%.

"Nosso principal foco é o desenvolvimento de fontes renováveis. Os projetos demoram alguns anos para dar resultados, mas já estamos colhendo os primeiros", diz o superintendente da Aneel.

Sede de tecnologia

Para Élbia Gannoum, presidente da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), a inovação é determinante para o futuro do setor.

"O Brasil expande a sua matriz pensando no custo. Atualmente, devido às dificuldades que os projetos de hidrelétricas têm encontrado para obterem as licenças ambientais, as eólicas oferecem um ótimo custo-benefício. Para que esse futuro continue virtuoso, os projetos de inovação são fundamentais."

Mathias Becker, presidente da Renova Energia, espera que o desenvolvimento de novas fontes solares coloque o Brasil como um dos líderes globais nesse segmento.

"No ano passado, com a tecnologia que já temos, conseguimos realizar o leilão mais bem sucedido de energia solar no mundo. Como essas fontes têm conseguido uma evolução tecnológica que fornece de 4% a 5% de competitividade ao ano, conseguimos ver um valor grande nas iniciativas de inovação", afirma.

Atualmente, a mais recente avaliação de preços feita para a geração solar estabelece um preço de R$ 349 por MWh, cerca de 97% do custo da geração eólica.

*

TEMAS QUE JÁ FORAM ALVOS DE CHAMADAS DA ANEEL

  • Geração Eólica
  • Geração solar fotovoltaica
  • Geração a partir de resíduos

TEMAS QUE SERÃO ALVOS DE CHAMADAS

  • Geração solar concentrada
  • Armazenamento de energia

TEMAS QUE A ANEEL PLANEJA ESTUDAR

  • Geração oceânica
  • Geração térmica por biomassa

Endereço da página:

Links no texto: