Folha de S. Paulo


Fazenda propõe pagar o adiantamento do 13º de aposentados em 2 parcelas

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, 12.08.2015 A presidente Dilma Rousseff participa da cerimônia de formatura da turma Paulo Kol (2013/15), do curso de formação do Instituto Rio Branco
Dilma Rousseff decide nesta sexta-feira (21) sobre o adiantamento de parte do 13º salário aos aposentados

O Ministério da Fazenda estuda propor ao governo pagar parte do adiantamento do 13º salário dos beneficiários da Previdência Social em duas parcelas, uma que seria paga ainda em setembro (25%) e outra em outubro (25%).

Os 50% restantes viriam em dezembro, como já ocorre hoje.

A antecipação será possível, conforme os cálculos do Tesouro, graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas.

A ideia da equipe econômica é diluir o impacto do gasto (cerca de R$ 15 bilhões) no caixa da União ao longo do próximo bimestre.

A presidente da República baterá o martelo nesta sexta-feira (21).

Por falta de dinheiro, a Fazenda suspendeu em agosto o adiantamento dos aposentados normalmente pago até o início de setembro. O objetivo era pagar a conta somente em dezembro, quando o 13º salário é pago. O problema é que a antecipação de 50% do benefício entre agosto e o início setembro ocorre há nove anos, apesar de não ser obrigatório.

A decisão gerou polêmica e o Executivo foi obrigado a rever sua posição, conforme antecipou a Folha nesta semana.


Endereço da página: