Folha de S. Paulo


ANÁLISE

Ajuda a setor expõe fragilidade de incentivo à produção automotiva

Michelle Müller -13.jul.12/Folhapress
Linha de montagem de veículos no Brasil; para economista, indústria do país ficou foradas cadeias globais de produção - Linha de montagem automotiva da Renault, em São José dos Pinhais (PR). (Foto: Michele Muller). FOTO_ MICHELE MULLER 13/07/2012 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Linha de montagem de veículos no Brasil; setor de autopeças recebeu ajuda

Embora necessária, a ajuda ao setor de autopeças expõe a fragilidade dos incentivos à produção de automóveis no Brasil.

Todas as energias foram concentradas no mercado local, criando um vínculo de dependência. Se as vendas caem, os estoques das montadoras crescem e a produção para, os fornecedores entram em colapso.

Não por acaso, várias empresas que fornecem componentes às linhas de montagem estão entre as primeiras a aderir ao Programa de Proteção ao Emprego.

Sem iniciativas que aumentem a competitividade global das sistemistas, resta recorrer à mão estendida pelos bancos estatais, solução que joga o problema para o futuro, na expectativa da retomada dos negócios.

São poucas as empresas instaladas no Brasil que têm capacidade para fortalecer o setor de exportações em um momento de dólar em alta. As que conseguem são, em maioria, multinacionais.

A crise é mais aguda para os fornecedores nacionais de pequeno e médio porte, que aceleraram os investimentos para atender à crescente demanda das montadoras entre 2003 e 2012. Muitos ainda estão pagando os empréstimos de longo prazo feitos para ampliar a produção.

Essas empresas respondem por boa parte das 50 mil demissões que ocorreram no setor de autopeças nos últimos 18 meses, de acordo com estimativa do Sindepeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).


Endereço da página:

Links no texto: