Folha de S. Paulo


Bolsas da Ásia fecham em queda por volatilidade na China

Lui Siu Wai/Xinhua
Painel de um banco em Hong Kong
Painel de um banco em Hong Kong

A maioria dos índices acionários asiáticos fecharam em queda nesta segunda-feira (17), pressionados pela volatilidade no mercado chinês. A relativa estabilidade do iuan não foi suficiente para aliviar as preocupações com a possibilidade de Pequim desvalorizar sua moeda ainda mais após a surpreendente decisão da semana passada.

Às 7h15 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,97%. Na semana passada, o índice recuou 2,6%, após Pequim desvalorizar o iuan, golpeando os mercados financeiros globais e alimentando receios sobre a economia chinesa.

A queda do iuan pressionou ativos de maior risco, como moedas emergentes, diante de temores de que a desvalorização daria início a uma guerra cambial. Mas os mercados financeiros começaram a se estabilizar perto do fim da semana passada depois que a China desacelerou o ritmo do tombo da moeda.

Em um sinal de que parte do alívio sentido perto do fim da semana passada pode estar desaparecendo em meio a expectativas de que as autoridades vão continuar a guiar o iuan mais para baixo, as ações em Xangai chegaram a cair 1,5%, para depois recuperarem-se e fecharem em alta, em uma sessão volátil.

Perfil do investidor

FECHAMENTO DAS BOLSAS ASIÁTICAS

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,49%, a 20.620 pontos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,74%, a 23.814 pontos.

Em Xangai, o índice SSE ganhou 0,73%, a 3.994 pontos.

Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 0,75%, a 1.968 pontos.

Em Taiwan, o índice Taiex registrou baixa de 1,11%, a 8.213 pontos.

Em Cingapura, o índice Straits Times desvalorizou-se 1,51%, a 3.067 pontos.

Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,21%, a 5.367 pontos.


Endereço da página:

Links no texto: