Folha de S. Paulo


'Crise econômica é mais profunda do que parece', diz presidente da Suzano

Marlene Bergamo/Folhapress
MERCADO - 08/07/2015 - Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose,. - Foto Marlene Bergamo/ Folhapress - 0717
Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, durante entrevista em SP

Poucas empresas estão alheias à recessão que o país enfrenta. A Suzano Papel e Celulose é uma delas. Mas, para o presidente da empresa, Walter Schalka, a "crise é mais profunda do que as pessoas estão colocando".

Em entrevista à Folha, o executivo fala sobre a necessidade de um projeto de longo prazo para o país. "A gente trabalha no Brasil de remendo em remendo. Precisamos de reformas estruturais."

A Suzano, segunda maior produtora mundial de celulose de eucalipto do mundo, tem quase 70% da receita proveniente de exportações. Neste momento, ela se beneficia da alta do dólar, dos preços da celulose e do aumento nos volumes produzidos.

Apesar do bom momento, Schalka avalia com cautela o futuro do mercado mundial de celulose, e descarta investimentos em novas fábricas da commodity.

A Suzano, diz ele, deve perseguir cada vez mais "negócios adjacentes" à celulose. Nesta quinta (13), a empresa anunciou investimento de R$ 70 milhões na construção de uma fábrica piloto de lignina, um subproduto da celulose usado como substituto de derivados de petróleo.

Leia os principais trechos da entrevista.

*

CRISE

Eu vou falar como Walter, e não como presidente da Suzano. Eu acho que a crise é muito mais profunda do que o que nós estamos querendo ver. Não sou contra os movimentos de ajuste fiscal que o Levy está fazendo, são todos corretos, na direção correta, mas é colocar bandeira num navio. Não é suficiente.

Não existe brasileiro com alto nível de conhecimento sobre o que acontece no Brasil que não reconhece que temos um problema de fazer uma reforma política, fiscal, previdenciária, trabalhista, de fazer uma mudança completa nas relações que existem entre as entidades no Brasil, da eliminação de uma vez por todas dos problemas de corrupção. Todos nós reconhecemos isso. E na minha opinião nem situação nem oposição estão agindo corretamente nessa direção.

Fiquei muito frustrado ao ver a oposição votando contra o ajuste fiscal, que todo mundo sabe que é necessário, e fiquei muito frustrado como brasileiro de ver a situação achando que o ajuste fiscal é a solução de todos os nossos males.

A gente precisava de um projeto muito maior para o Brasil. Precisamos de uma reforma muito mais ampla, e para fazer uma reforma muito mais ampla no Brasil nós precisamos de todos.

REMENDO

A forma de ação está inadequada, nós precisamos mudar. A gente começa a discutir os problemas e trabalha de remendo em remendo. Trabalha no Brasil de band-aid em band-aid. Isso não vai resolver o problema.

Eu não conheço um governo no Brasil que tenha apresentado um projeto para dez, 15 anos.

MERCADO DE CELULOSE

O modelo que as empresas brasileiras adotaram no passado era aumentar a capacidade de produção no Brasil.

Como o país é mais competitivo, naturalmente haveria fechamento de capacidade nessas outras regiões e o Brasil seria um mega exportador.

Mas esse modelo tem muitas variáveis. A primeira é o consumo global de celulose, que tem crescido do lado do tissue [papel sanitário] e tem caído do lado de imprimir e escrever.

Do outro lado, há os fechamentos de capacidade, que foram mais rápidos na China do que se esperava. É por isso que, neste momento, vivemos esse equilíbrio entre oferta e demanda global. Mas isso já está dado.

Então eu não vejo a corrida por capacidade como um modelo de criação de valor de longo prazo para a indústria. Ele não é sustentável, pois o fechamento de capacidade não ocorrerá mais e, do lado da demanda, tem a queda natural na digitalização.

NOVOS NEGÓCIOS

Precisamos fazer negócios adjacentes aos nossos. Fizemos a Futuragene [empresa de biotecnologia controlada pela Suzano], que na nossa opinião é um negócio revolucionário [a comercialização de eucalipto transgênico da empresa foi aprovada neste ano].

Ela vai gerar um novo patamar da indústria como um todo. Também apostamos no fluffy [celulose usada na produção de fraldas e de absorventes femininos], que é um dos mercados que mais cresce.

NOVA FÁBRICA

Hoje anunciamos esse projeto piloto para a produção de lignina [um subproduto da celulose]. Hoje, ela é queimada para a produção de energia. Agora vamos utilizar essa matéria-prima para produzir outros produtos derivados de petróleo, que têm muito mais valor.

Começamos uma linha experimental em Limeira (SP) e testamos em diversas aplicações de petróleo. Resolvemos dar um passo maior para fazermos uma planta de 20 mil toneladas, como um teste de mercado.

Isso tem dois impactos: de rentabilidade, pois representa três vezes o valor da energia, e o outro é a questão ambiental.

Estamos com um produto renovável substituindo a cadeia de carbono. Esse projeto tem uma pegada ambiental muito grande. Essa é uma iniciativa pequena, mas tem um potencial de aumento de escala muito grande para o setor, especialmente para a Suzano.


Endereço da página:

Links no texto: