Folha de S. Paulo


Silvio Santos já foi animador de circo e era conhecido com 'peru que fala'

Senor Abravanel Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, que nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Nome homenageia Dom Isaac Abravanel, que salvou Portugal da falência no século 16. Como no Brasil não havia o título de "dom", só "senhor", acabou recebendo o nome de Senor.

Camelô Silvio Santos começou a trabalhar ainda adolescente como camelô no Rio, vendendo canetas e capinhas de plástico para documentos na rua. Anos depois, ele se formou em contabilidade.

Animador de circo Para aumentar as vendas como camelô, Silvio Santos fazia truques com moedas e baralhos. Ele também trabalhou como animador de circos em São Paulo.

Peru que fala No início da carreira, ficou conhecido como o "peru que fala", por ficar vermelho quando se envergonhava.

Viúvo Sua primeira esposa, Cidinha, morreu de câncer aos 38 anos, em 1977, deixando duas filhas. Em 1981, Silvio Santos se casou novamente, com Iris Pássaro, com quem teve quatro filhas.

Alergia a perfume Apesar de ser dono de uma marca de cosméticos, a Jequiti, Silvio já sofreu com crises alérgicas a perfume. Nos anos 80, chegou a ter edemas no nariz, na língua e nas cordas vocais devido ao problema. Ninguém podia estar perfumado perto dele. Os sintomas melhoraram após um tratamento com vacinas. Ainda assim, encomendou à Jequiti que fabricasse produtos antialérgicos.

Jequiti A ideia de entrar no ramo de cosméticos surgiu em viagens para Europa e Estados Unidos com as seis filhas e a esposa. Silvio Santos notou o interesse delas pelos perfumes e cremes estrangeiros e resolveu investir no segmento. Inspirado em um perfume argentino, lançou primeiro a marca Chanson, que foi vendida. Em uma segunda tentativa, fundou a Jequiti, uma das principais empresas do Grupo Silvio Santos. Ainda hoje, em sua suas viagens, o empresário aproveita para descobrir novas fragrâncias e ficar de olho em produtos para a marca.

Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Folhapress
Mural no Campo Limpo, em São Paulo, homenageia o apresentador Silvio Santos
Mural no Campo Limpo, em São Paulo, homenageia o apresentador Silvio Santos

Política Foi convidado para ser candidato a prefeito da capital paulista em 1988 e governador de São Paulo em 1990. Em ambas as vezes, desistiu. Em 1989, quis concorrer à Presidência da República, contra Collor e Lula, mas a candidatura do seu partido foi impedida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Livro dos recordes Em 1993, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa mais duradouro da televisão brasileira, que na época completava 31 anos no ar.

Sequestro Em 2001, a filha Patrícia Abravanel foi sequestrada e passou sete dias em cativeiro. Depois que ela foi solta, o sequestrador invadiu a casa de Silvio Santos, em São Paulo, e fez o apresentador refém por sete horas. O governador de São Paulo na época, Geraldo Alckmin, foi até o local para convencer o sequestrador a se entregar à polícia.

Romântico A música preferida de Silvio Santos é "Eu sei que vou te amar" e seus cantores favoritos são Roberto Carlos e Julio Iglesias.

Diversão Silvio Santos tem nove cachorros e gosta de jogos de computador

Grupo Silvio Santos Tem mais de 50 anos e atua nos ramos de comunicação, capitalização, cosméticos e incorporação imobiliária, com as marcas Tele Sena, SBT, Jequiti, Sisan, entre outras.

Na praia O apresentador é dono de um luxuoso hotel no Guarujá (SP) da rede Sofitel, onde uma diária não sai por menos de R$ 940. Apaixonado pela cidade, Silvio Santos tem vários empreendimentos no local, como um shopping e condomínios.


Endereço da página:

Links no texto: