Folha de S. Paulo


Até jumentos entram em disputa por centro de voos no Nordeste

Reprodução
Jumentos flagrados no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza
Jumentos flagrados no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza

Para atrair investimentos de até US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 4,8 bilhões) e assegurar a criação de 10 mil empregos, governos de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte intensificaram campanha para sediar o primeiro centro de conexões de voos no Nordeste da Latam (união das aéreas TAM e LAN).

Os governadores têm apelado a políticos, empresários e jogadores de futebol.

Em abril, o grupo Latam anunciou que escolherá entre Recife, Fortaleza e Natal para abrigar seu novo "hub" (centro de voos no jargão do mercado), que irá ampliar os números de conexões e destinos, principalmente para a Europa. A decisão será tomada até o fim do ano.

Onde ficam os aeroportos

Rio Grande do Norte e Pernambuco produziram vídeos dizendo que têm os melhores e mais modernos aeroportos. E alfinetaram concorrentes.

"O IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do RN [0,684] é superior à média do Nordeste. Estamos à frente dos vizinhos Ceará [0,682] e Pernambuco [0,673]", diz o vídeo, apresentado a gerentes da TAM neste mês.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 40 km de Natal, é apresentado como "o único entre os concorrentes com pista preparada para aeronaves de grande porte, como o [Airbus] A380". Mas a Infraero diz que o Aeroporto dos Guararapes, no Recife, tem igual capacidade.

O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, diz que não quer desqualificar os vizinhos, mas "enaltecer as vantagens" potiguares. O vídeo destaca que a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante ofereceu incentivo fiscal exclusivo à Latam, com redução da alíquota de ISS de 5% para 2%.

Em Pernambuco, jogadores do Sport, do Náutico e do Santa Cruz vestirão camisa com a hashtag #hubTAMnoRecife antes e após os jogos.

"No cenário de crise, um investimento dessa envergadura é de extrema relevância", justifica o secretário de Turismo, Felipe Carreras.

Artistas como Elba Ramalho e Lenine também aderiram à força-tarefa. "Recife tem tudo para ser escolhido. Localização estratégica, o melhor aeroporto do Brasil e diversos polos de desenvolvimento", diz o vídeo.

Tanto Pernambuco como Rio Grande do Norte reduziram neste ano o ICMS para querosene de aviação, de 25% e de 17%, respectivamente, para 12% –mesma alíquota já praticada pelo Ceará.

O pernambucano "Jornal do Commercio" postou nota sobre "invasão" de jumentos no Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza, descrito como "o aeroporto que o Ceará colocou pra concorrer com Pernambuco pelo hub da TAM".

CRITÉRIOS

Segundo a TAM, a escolha seguirá critérios como localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e potencial de desenvolvimento.

Mas há quem tema que o governo federal possa tentar beneficiar o governador do Ceará, Camilo Santana, único petista, ou o aliado potiguar, Robinson Faria (PSD). Ou procure atrair o apoio do governador, Paulo Câmara (PSB-PE), único que não integra a base do governo.

Infográfico novos aeroportos no nordeste


Endereço da página: