Folha de S. Paulo


Brasileiros perderam 53 bilhões de milhas expiradas em 2014

Os brasileiros estão perdendo uma parcela cada vez maior dos pontos acumulados em programas de recompensa de cartões de crédito. Levantamento do Banco Central junto a emissores de cartões mostra que 53,4 bilhões de milhas expiraram no ano passado por falta de uso.

Isso equivale a 24% da pontuação conquistada naquele mesmo ano. É o dobro do percentual verificado em 2010, primeiro ano em que o número foi apurado pelo BC.

Editoria de Arte/Editoria de arte

Os brasileiros acumularam 992 bilhões de milhas em seus cartões de crédito entre 2010 e 2014. Quase dois terços disso foram convertidos em prêmios, como passagens aéreas e bens de consumo. Na média, 17% expiraram, por falta de utilização no prazo determinado ou pelo cancelamento do cartão.

O restante foi incorporado ao saldo total de milhas, que chegou a quase 300 bilhões no final de 2014. Esse estoque é suficiente para ser trocado por 3 milhões de voos internacionais, considerando gasto de 100 mil milhas para passagens de ida e volta.

PACIÊNCIA

Renata Reis, do Procon-SP, diz que a perda de pontos é a principal reclamação dos consumidores em relação a esses programas. A queixa, normalmente, é sobre falta de informação sobre prazo de expiração e desaparecimento de créditos sem que sejam usados. Esses casos podem ser resolvidos por meio de reclamações ou de ações em tribunais de pequenas causas.

Renata afirma que o consumidor deve se lembrar que paga pelos pontos. "O programa de recompensa não é gratuito. O emissor cobra uma anuidade mais cara nos cartões que oferecem isso."

E fazer o benefício valer exige paciência e planejamento. No caso de troca por passagem aérea, em geral, as empresas oferecem poucos assentos nos voos mais concorridos (sobretudo na alta temporada). Ficar atento às promoções é uma dica para evitar armadilhas.

Editoria de Arte/Folhapress

SÓ UM CARTÃO

Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper, diz que as pessoas têm dificuldades em acompanhar o acúmulo de pontos e, muitas vezes, não conseguem juntar o valor mínimo para a troca por prêmios.

Viriato recomenda juntar as compras em um único cartão para atingir mais rapidamente a pontuação mínima. Também é necessário monitorar a quantidade de pontos e se planejar para fazer a troca, diz Viriato. "Se deixar para a última hora você não vai conseguir trocar de forma adequada."

Outra forma de aproveitar os pontos é transferi-los para outras pessoas. Há programas ligados a empresas aéreas que permitem isso, mediante o pagamento de taxas.


Endereço da página:

Links no texto: