Folha de S. Paulo


Governo da Grécia celebra vitória e faz contato com líderes europeus

O governo da Grécia comemora a vitória do "não" no plebiscito deste domingo (5) contra um acordo com os credores internacionais.

Com 100% dos votos apurados, 61,31% optaram pelo "não" e 38,69% pelo "sim".

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, entrou em contato com líderes europeus nesta noite para tentar retomar as negociações com o bloco nesta segunda (6). Segundo os canais de TV da Grécia, o premiê já conversou, por exemplo, com o presidente francês, François Hollande.

Entenda a crise grega

À mídia grega, o ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, celebrou o resultado, afirmando que a população deu um "não" a cinco anos de "hipocrisia", em referência ao período de austeridade fiscal pós-crise de 2010.

Varoufakis disse que acredita na possibilidade de um acordo em 24 horas. As autoridades gregas vão usar dois argumentos para tanto: o respaldo da população para que o governo não aceite os termos da atual proposta e o recente relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) reconhecendo que a dívida do país precisa ser perdoada em pelo menos 30%.

O ministro também afirmou que a vitória do "não" favorece a democracia e a justiça social e permite que Atenas chame seus parceiros para negociar um acordo justo

Ao mesmo tempo, o Banco Central grego deve fazer um apelo para o BCE (Banco Central Europeu) aumentar o limite da assistência emergência de liquidez, chamada de ELA, para evitar o colapso bancário a partir de terça-feira (7), quando as agências reabririam. O BCE tem mantido a ajuda no mesmo patamar há mais de uma semana.

CÚPULA EXTRAORDINÁRIA

A questão agora é como os líderes europeus vão reagir ao resultado do plebiscito. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, pediram a convocação de uma cúpula europeia extraordinária na próxima terça-feira (7), após a vitória do "não" no plebiscito.

Os dois líderes decidiram fazer o pedido após conversarem por telefone neste domingo (5), informou um porta-voz do governo alemão.

Após as conversas, o presidente do Conselho Europeu, instância suprema da zona do euro, Donald Tusk, confirmou pelo Twitter a convocatória para reunião na terça (7).

Donald Tusk convoca reunião

COMEMORAÇÃO NAS RUAS

Uma erupção de orgulho nacional tomou conta da praça Syntagma, no coração de Atenas, assim que a apuração dos votos começou a indicar a vitória do "não".

Enrolados na bandeira da Grécia, milhares de partidários do "não" tomaram a icônica praça onde os protestos contra as medidas de austeridade impostas pela União Europeia se realizam desde o início da crise, há cinco anos.


Endereço da página:

Links no texto: