Folha de S. Paulo


Grécia reabre bancos para aposentados na quarta, com saque de até 120 euros

A Grécia vai reabrir mil agências bancárias a partir de quarta-feira (1) até o fim da semana para atender a pensionistas que não usam cartão para caixas automáticos, disse nesta terça-feira (30) o Ministério das Finanças.

Cada aposentado poderá sacar até € 120 nesta semana. Ontem havia circulado a notícia de que os bancos reabririam apenas na quinta-feira.

Os bancos devem permanecer fechados para outros serviços até 6 de julho, como parte dos controles de capital adotados esta semana para impedir o colapso do sistema bancário após o Banco Central Europeu ter congelado o suporte financeiro necessário para manter os bancos vivos.

Saques automáticos —aos quais muitos dos aposentados não têm acesso— continuam funcionando, mas com restrições para o saque de até 60 euros por dia.

O objetivo co controle é evitar que uma corrida aos bancos deteriore a situação do sistema bancário grego. A apreensão sobe no país conforme chega ao fim o prazo para que a Grécia pague uma dívida de 1,6 bilhão de euros ao FMI que vence nesta terça (1h da manhã de quarta no horário de Brasília).

Como condição para a liberação de verbas que permitiriam o pagamento ao FMI, credores pressionam a Grécia para que aceite um ajuste de pelo menos € 7,9 bilhões nas contas públicas.

Ele focaria em uma profunda reforma na previdência, mais corte de gastos e maior incidência no IVA, o imposto sobre valor agregado.

O governo grego resiste em aceitar a medida, e convocou na sexta-feira (26) um plebiscito sobre as propostas que ocorrerá no próximo domingo.

O governo grego afirmou na segunda que não pagará a parcela de 1,6 bilhão de euros, mas entrou em negociação com credores nesta terça.

O Ministério das Finanças reiterou as garantias de que os depósitos bancários continuarão seguros após o plebiscito.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: