Folha de S. Paulo


Petrobras propõe corte de 37% no investimento

Disposta a dar um recado de austeridade ao mercado financeiro, a diretoria da Petrobras propôs ao conselho de administração da empresa nesta sexta-feira (26) um corte de aproximadamente 37% nos investimentos previstos no plano de negócios para o período de 2015-2019.
O Palácio do Planalto foi informado do resultado da reunião e espera que a nova estimativa de investimentos –mais realista– ajude a aliviar o caixa da empresa.

Segundo a Folha apurou, o conselho pediu alguns ajustes pontuais no plano, mas sinalizou que aprovará a nova conta neste patamar.

Em relação ao plano de negócios anterior –de 2014-2018, que alcançava US$ 220,6 bilhões–, o recuo nos investimentos deve ficar próximo de US$ 90 bilhões, conforme a Folha apurou.

Só neste ano, a diminuição nos investimentos da estatal será próxima de 30%.

A ideia da cúpula da Petrobras é ter um plano de negócios mais enxuto em razão das dificuldades enfrentadas com a queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional e com os desafios financeiros decorrentes do escândalo de corrupção.

Editoria de arte/Folhapress

CENÁRIOS

Os diretores comandados pelo presidente Aldemir Bendine estimavam, na semana passada, cortes na faixa de 30%. Havia, ainda, cenários de reduções mais severas, como de 40%, e outros mais amenos.

Prevaleceu, segundo a Folha apurou, o patamar capaz de enxugar mais o nível de endividamento da companhia.


Endereço da página: